Rodrigo Damasceno, Prof. Breno Silveira e Manoel Monteiro
O Reitor Pro Tempore do IFAC, Prof. Breno Silveira, recebeu na quinta-feira, 31 de janeiro, a visita do prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno e do presidente da Câmara dos vereadores de Tarauacá, o Vereador Manoel Monteiro. Na conversa ficou pactuado que a nova gestão da prefeitura de Tarauacá irá intensificar as ações relativas as parcerias com o IFAC. A ideia é consolidar um processo que foi iniciado em 2012, dando robustez para as atividades no exercício de 2013.
O Prefeito Rodrigo solicitou ao Reitor do IFAC que sejam abertas novas turmas de PRONATEC, que os gestores do IFAC visitem Tarauacá para verificar onde poderá ser implantada a nova unidade do IFAC, para que, mesmo antes do início das obras, o IFAC já comece a ofertar vagas de cursos técnicos e superiores no município. “Entendemos que o IFAC será um forte parceiro da gestão da prefeitura na oferta de educação técnica, tecnológica e superior em nosso município. Tarauacá irá crescer, e para isso, precisa formar cidadãos que possam colaborar com o desenvolvimento do município e com mudanças positivas em nossa querida cidade”, afirmou o prefeito.
Uma parceria que irá gerar emprego e renda - A obra do Campus Tarauacá tem previsão de um investimento inicial para o ano de 2013 de aproximadamente sete milhões, com orçamento aproximado em torno de vinte milhões. Logo, a própria construção, prevista para iniciar nesse ano, irá gerar emprego e renda na construção civil do município, dinamizando a própria economia do local.
Além disso, com a implantação e funcionamento da unidade em sede provisória, o IFAC tem a perspectiva de contratar até sessenta docentes e quarenta técnicos administrativos para trabalharem no município. “Em nosso planejamento, de acordo com o pedido do prefeito, e de acordo com o marco legal, vamos trabalhar para que o próprio concurso ocorra em Tarauacá. Temos plena convicção que Tarauacá terá um corpo administrativo e de docentes que estará condizente com o desejo de crescimento do município e da região”, relatou Prof. Breno Silveira.
Políticas de Curto Prazo - Por solicitação do prefeito, o IFAC já está planejando a oferta de mais turmas dos cursos relativos ao programa do governo federal PRONATEC.
O PRONATEC possibilita ofertar cursos de curta duração, denominados cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de no mínimo duzentas horas aula. Já existia uma precisão de oferta em 2013, que provavelmente será expandida com o trabalho conjunto do IFAC, Prefeitura de Tarauacá e do Governo do Estado do Acre.
“Dentre todas as atividades realizadas nesse momento inicial o PRONATEC irá colaborar com a formação rápida de profissionais e rápidas inserções desses profissionais no mundo do trabalho. Além disso, durante a oferta dos cursos, podemos contratar profissionais do local para ministrar os cursos e, principalmente, ofertar bolsas para todos os alunos, colaborando com a dinamização da economia e com redistribuição de renda” afirmou o Prof. Breno Silveira.
(assessoria IFAC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário