terça-feira, 11 de junho de 2013

ABRIGO MUNICIPAL "RENASCER" HÁ 4 ANOS ACOLHENDO CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÃO DE RISCO E VULNERABILIDADE

Abrigo Municipal "Renascer"

O Abrigo Municipal "Renascer"é um espaço da Prefeitura de Tarauacá, sob a direção da Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem como objetivo, acolher crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade quem são encaminhadas pelo Conselho Tutelar após ação judicial do Ministério Público.

São crianças que geralmente sofrem algum tipo de traumas decorrentes de violência doméstica, abandono dos pais, uso de álcool e drogas pelos pais, abuso sexual e outras situações em que a justiça entenda que a mesma necessite de proteção. 

Geane Maria Portela responsável pelo abrigo

O Abrigo Municipal tem em sua direção Geane Maria Portela Souza, formada em ciências sociais, funciona há quatro anos e já atendeu mais de 80 crianças, vitimas de diversos tipos de maus tratos. 11 servidores mais um pedagogo e uma psicóloga prestam serviços no abrigo. Quando estão no abrigo as crianças recebem carinho, afeto, tratamento de saúde, acompanhamento psicológico e educativo.

De acordo com Geane Maria, os casos que mais lhe chamaram a atenção durante esses anos em que dirige o órgão foram:

Primeiro,  uma garota de 12 anos que foi abusada sexualmente pelo cunhado, engravidou, fez o pré-natal e deu a luz ao bebê, com acompanhamento dos profissionais do abrigo.

Segundo, Um caso recente muito grave em que uma garota de 11 anos foi abandonada pela mãe e passou a viver na companhia do pai e de dois irmãos, um de 13 outro de 14 anos, onde a mesma era abusada sexualmente pelo pai de 41 anos.

O abrigo tem capacidade para atender 10 crianças e atualmente 7 crianças sob os cuidados da prefeitura. Geralmente são crianças carentes.

Se você está lendo essa matéria e gostaria de doar roupas, brinquedos, livros infantis e outros bens, faça uma visita ao abrigo municipal, que fica localizado no centro da cidade ao lado da Secretaria Municipal de Educação.


Por Raimundo Acioly 
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário