quinta-feira, 27 de junho de 2013

PREFEITURA DE TARAUACÁ, EM CONJUNTO COM A SECRETARIA DE PROMOÇÃO SOCIAL, PROMOVE CURSOS PROFISSIONALIZANTES PARA REEDUCANDOS DO REGIME SEMI-ABERTO

Na noite desta terça-feira, 25, Representante da Justiça de Tarauacá o Promotor Dr. Luis Henrique Rolim, a Juíza da Comarca Drª Joelma Ribeiro, o Juíz da Vara Criminal de Tarauacá Dr. Erik Farhat, o Vice Prefeito Chagas Batista, o Secretário Municipal de Promoção Social Antônio da Silva Araújo, a Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação Francisca Aragão Leite e o Diretor do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen), Robson Alves Leite, firmaram parcerias que tem como objetivo cursos gratuitos de capacitação profissional por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) para os reeducandos do regime semi-aberto. Um acordo que prevê a oferta de 20 vagas para o Curso de Motor de Polpa e 20 vagas para Roçadeira, essa grande oportunidade foi comemorado com um delicioso bolo e salgados para os convidados.


Prefeito em exercício Chagas Batista
O Vice-prefeito, Chagas Batista, explica que os cursos oferecidos para a capacitação dos detentos faz parte do esforço da administração para garantir oportunidades iguais para todos. “ Mas mesmo aqueles que, dadas circunstâncias específicas, acabaram privados de sua liberdade, podem se recuperar, se reintegrar à sociedade e contribuir com o dia-a-dia da comunidade”, considera.


Secretário de Promoção Social "Príncipe"
De acordo com o Secretário de Promoção Social Antônio da Silva Araújo “Príncipe”, a oferta de qualificação profissional dentro da instituição, por meio do Pronatec, é uma oportunidade de reinserção social. “É exatamente isso o que estávamos precisando para qualificar os reeducandos e melhorar suas chances de uma vida melhor quando saírem daqui. Isso pode significar um divisor de águas no sistema prisional brasileiro.”


Diretor da Penitenciária Robson Leite
A seleção e acompanhamento dos presos ficam sob a gerência direta do Iapen. “É uma oportunidade que eles têm de trabalho, renda, qualificação e também de remissão de pena. Ganham os reeducandos, seus familiares, a instituição e a sociedade como um todo”, explica o diretor do presídio, Robson Leite.


Juíza da Comarca Joelma Ribeiro
A Juíza da Comarca de Tarauacá, Joelma Ribeiro, destacou que esse trabalho conjunto significa o retorno do reeducando ao convívio social. “É fazer com que essas pessoas que foram presidiários, mas que já estão em regime aberto, que elas possam agora, por meio destes cursos oferecidos, se reinserir na sociedade. É um cidadão que precisa ser reeducado. Em verdade ele perde a sua liberdade, a liberdade maior é que ele se reeduque podendo voltar à sociedade.” explica a Juíza.Parte inferior do formulário


O Promotor Luis Henrique Correa, o Juiz da Vara Criminal Erik Farhat e o Secretário de Promoção Social "Príncipe"
O Promotor de Justiça, Luis Henrique Corrêa, destacou a importância da iniciativa para a ressocialização dos presos e humanização do sistema prisional brasileiro. “Temos presídios que violam os direitos humanos, que não geram a efetiva condição de recuperação de presos, temos situações que não podemos tolerar”, disse. “Queremos que mais presos estudem e tenham condições de trabalho e consigamos fazer com que efetivamente o sistema prisional brasileiro seja um sistema que recupere e reintegre detentos”, completou Luis Henrique.


O Juiz da Vara Criminal Erik Farhat, a Coordenadora do Núcleo de Educação Francisca Aragão              Leite, o Secretário de Promoção Social "Príncipe"e o Promotor Luis Henrique Correa.
Segundo a Coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Francisca Aragão Leite, terá ênfase o ensino técnico profissionalizante. “É o que abre mais perspectiva de ressocialização, se ele [o detento] tem uma profissão, uma qualificação, especialmente no regime semiaberto, quando o preso está se preparando para voltar para a sociedade, ele tem mais chance de encontrar um emprego e reconstruir sua vida”, disse.
Os Professores Jones Lopes, Fátima Mendes, Edimaria Alves e a Aparecida Mendes









Tamires Soares - Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário