A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Promoção Social, realizou no último sábado, 20, a primeira oficina sobre Grafite e HIP-HOP. As aulas práticas da oficina de Grafite foram ministradas no prédio do PETI, sob a coordenação RECI do Acre, natural de Sena Madureira, as aulas práticas foram as pinturas nas paredes do prédio do PETI. A ideia da Prefeitura, é aproveitar a oficina para revitalizar e embelezar o local, com imagens que resgatem e retratem a história do PETI, como por exemplo, "Não Use Drogas" denominada uma campanha educativa.
O Coordenador da Oficina, Edmar, faz uma breve explicação sobre o Hip Hop,”é um movimento, nascido nos guetos americanos com influência negra e latina. Essa cultura Hip Hop, entendida aqui como a união de quatro elementos: a música rap, a dança break, a expressão visual do grafite e a arte do disc jockey – DJ, se materializou como uma forma de resistência e luta da juventude contra a violência, a discriminação racial, o desemprego, a falta de perspectivas, e as drogas.A cultura Hip Hop, apesar da abordagem social, é também uma produção cultural relevante. Essa prática permite que os educandos tenham oportunidade de expressar seus desejos, experiências, preocupações e satisfações sobre o mundo em que vivem”, finalizou o Coordenador.
“Vamos retomar o projeto em todo canto da cidade a partir desse nova oficina que foi ministrada aqui no PETI, com foco em atividades culturais através do Grafite e do Hip-Hop, a realização da Cultura do nosso Município, já está ocorrendo e a reformulação das Oficinas Culturais, que em breve, também estará em novo espaço. Visando inclusive a implantação das oficinas em todos os bairros de Tarauacá”, enfatizou o Secretário Municipal de Promoção Social, Antônio da Silva Araújo "Príncipe".
Segundo o Vice-Prefeito Chagas Batista, “a oficina também terá como meta criar uma nova consciência entre os jovens e adolescentes, em prevenção e combate à pichação, oferecendo uma alternativa de expressão cultural através da arte do grafite. Além do caráter educacional e orientador, a oficina de grafite também irá possibilitar a criação de novos cenários culturais através do Hip-Hop e artísticos em Tarauacá, levando esta oficina para outros espaços públicos e atendendo um grande número de pessoas”, declarou o Vice-Prefeito Chagas Batista.
Nenhum comentário:
Postar um comentário