quarta-feira, 17 de julho de 2013

PREFEITURA DE TARAUACÁ REALIZA 4° CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE

                  

Na última segunda-feira,15, a Prefeitura de Tarauacá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, realizaram a 4º Conferencia Nacional de Meio Ambiente, no auditório da CEDUP,tendo como tema Resíduos Sólidos. O evento foi aberto para todos os segmentos, empresários, poder público, sociedade civil, entre outros.

O modelo de gestão participativa, realizado por meio de conferências nacionais, ganhou impulso e se tornou um importante instrumento democrático para o governo federal a partir de 2003. O objetivo é compartilhar o poder e a corresponsabilidade entre Estado e Sociedade Civil na elaboração das políticas publicas. Também é um mecanismo importante para ajustar as estratégias de implementação de políticas existentes. 

No âmbito do Ministério do Meio Ambiente foram realizadas três Conferências Nacionais (em 2002, 2005 e 2008) e existe uma sequência nos debates, em que foram priorizados temas relevantes que precisavam ser conhecidos e discutidos com a sociedade e que, no seu conjunto, refletem o amadurecimento da política ambiental brasileira. Os temas evoluem da gestão socioambiental e caminham para o aprofundamento de questões específicas e urgentes.

Na 4º Conferência Nacional de Meio Ambiente, o tema principal foi Resíduos Sólidos, onde foram discutidos com os participantes, métodos imediatos que venham diminuir ou até mesmo erradicar os efeitos causados pelos resíduos e foram escolhidos os delegados que participarão da conferência á nível Estadual. Os objetivos da 4º Conferência nacional de Meio Ambiente são:


_ Divulgar a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos) para cada ente da federação;
_ Contribuir para a implementação da PNRS, com foco nos eixos: Produção e Consumo sustentável, redução de impactos ambientais e geração de emprego, trabalho e renda;
_ Educação ambiental;
_ Conhecer e incentivar as parcerias entre governo, setor privado e sociedade civil;
_ Contribuir para que os estados e municípios solucionem os entraves e superem os desafios na implementação da gestão dos resíduos sólidos;
_ Difundir práticas exitosas que possam contribuir para desenhos de políticas locais e regionais.



O evento contou com a participação do Prefeito,Rodrigo Damasceno e Vice-prefeito Chagas Batista. “Inicialmente, o homem era subordinado à natureza devido à sua reduzida capacidade de alterá-la. Com a evolução, a relação homem x natureza sofre uma inversão de forças devido ao uso intenso dos recursos naturais, o desperdício e o elevado consumo que caracterizam este novo tempo. A 4º CNMB formulou bases para o desenvolvimento sustentável, que tem como um de seus objetivos a gestão e a minimização dos resíduos, propondo mudanças de comportamento dos cidadãos relativos ao consumo, produção e desperdício, melhorando a qualidade de vida, reduzindo a quantidade de resíduos e os gastos com coleta, tratamento e disposição final", explica Rodrigo.

                      

Em sua fala, o vice-prefeito Chagas Batista destaca: “A 4º Conferencia Nacional de Meio Ambiente é muito importante para o município, e a participação da sociedade em geral é mais importante ainda, já que a própria população se torna mais consciente e tem a oportunidade de expor os problemas com os resíduos sólidos, e propor soluções para os danos causados pelos mesmos.” O vice-prefeito também participou dos grupos dinâmicos agradeceu e parabenizou aos organizadores do evento pela iniciativa.



A conferência de meio ambiente veio em um momento muito importante para o município, as organizações e comunidades em geral. Toda a população pode participar e dar suas opiniões de como reduzir os danos causados ao meio ambiente. Vale lembrar que,já existe um consórcio entre Tarauacá, Feijó e Envira que tem como plano, a abertura de um aterro sanitário que vai minimizar bastante os impactos causados pelos resíduos produzidos no município", afirmou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Lázaro Almeida.



Também estiveram presentes: Marcel Pedrolino (Engenheiro Sanitarista e Ambiental), Antonieta Mello (Agente Ambiental do IMAC de Rio Branco); Fátima Silva (Coordenadora Estadual da Conferência de Meio Ambiente), Adriano Alex (Chefe do departamento de educação e difusão ambiental), Gilcélio Kaxinawá da Silva (Representante agroflorestal do Caucho), Kennedy (SEBRAE Acre), Manoel Monteiro (Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores), João Moreira (Vereador), Lázaro Almeida (Sec. Municipal de Meio Ambiente) e Cacique Narço (Vereador).

Por Ana Amorim - Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tarauacá. 

Fotos Gilson Amorim- Assessoria de Comunicação Prefeitura de Tarauacá.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário