sexta-feira, 29 de novembro de 2013

PREFEITURA E PRONATEC REALIZA A FORMAÇÃO DE 80 NOVOS PROFISSIONAIS EM TARAUACÁ


Na manhã desta sexta-feira, 29, o prefeito Rodrigo Damasceno acompanhado do Secretário de Promoção Social, Antônio da Silva Araújo “Príncipe” realizou a formação de 80 profissionais nas áreas de preparador de doces e conservas, pedreiro, mecânico de motor de polpa e costura. A qualificação se deu por meio da parceria da Prefeitura de Tarauacá e o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), iniciada há cerca de seis meses, objetivando o melhoramento do conhecimento e qualificação da mão de obra no município.


A Prefeitura de Tarauacá via secretaria de promoção social, tem desenvolvido ações de incentivo à profissionalização no município. No mês de outubro, deu início ao curso técnico em Enfermagem. As pessoas têm se mostrado bastante satisfeitas com a oportunidade de realizar a qualificação.


Em 2012 foram formados apenas 30 alunos, classificando o município, em último lugar, hoje na nova administração foram formados mais de 700 alunos, com um acréscimo de mais de 2.300 vagas pactuadas para 2014 em cursos técnicos e de Formação Inicial e Continuada, elevando o município, atualmente em segundo lugar, perdendo apenas para a capital, Rio Branco.


O prefeito Rodrigo Damasceno disse estar muito satisfeito com o início dos resultados. Vamos tornar as pessoas mais profissionais, mas habilitadas e competentes para enfrentar um mercado cada vez mais exigente, competitivo e seletivo, salientou.


Disse ainda que além dos próximos cursos já pactuados, novas pactuações já estão confirmadas para 2014. “Serão mais dois mil e trezentos novas vagas de cursos de capacitação e cursos técnicos. Vale ressaltar, que estamos resgatando um prédio que há muitos anos estava abandonado, com essas atitudes estamos qualificando e melhorando, de fato, a vida da nossa população, trabalhando com Amor no que estamos idealizando, pensando no melhoramento coletivo”.


Finalizou dizendo: "País rico é País com conhecimento." "Município desenvolvido é Município com conhecimento."


De acordo com o secretário de promoção social “Príncipe”, ele trabalhará sempre no sentido de melhorar o conhecimento e na formação do cidadão de fato. "É um apoio que recebo do Prefeito Rodrigo Damasceno e que levarei adiante sempre com entusiasmo e paixão, sabendo que é uma contribuição necessária para o nosso município. Se queremos melhorar a geração de renda e emprego, temos que fazer o dever de casa. Parabéns a todos e muito agradecido”, concluiu.



Segundo a coordenadora do Instituto Dom Moacyr, em Tarauacá, Rosinéia Frota, o prefeito Rodrigo Damasceno tem intensificado a formação profissional no município, proporcionando a inclusão socioprodutiva, em que muitas famílias estão provendo sua renda e melhorado a qualidade de vida por meio das diferentes qualificações.



Fausto Galvão, formando do curso de mecânico de motor de polpa, pretende também cursar eletricista, e na segunda-feira, 02, vai começar a trabalhar, consertando motores. “Fazer o curso foi fundamental para eu conseguir aumentar minha renda. O nosso prefeito Rodrigo tem ajudado muito quem precisa.”


Mulheres do bairro mais populoso de Tarauacá, Senador Pompeu “Praia”, que participaram do curso de costuras. A comercialização é o próximo passo.


















Tamires Soares/ Fotos: Abimael Lopes - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário