segunda-feira, 19 de maio de 2014

PREFEITURA DE TARAUACÁ INAUGURA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE DOQUITA


Em apenas 1 ano e 4 meses da Administração “Governo de um Novo Tempo”, a prefeitura de Tarauacá está entregando a nova Unidade Básica de Saúde Maria Francisca Cabral da Costa “Doquita” totalmente equipada, beneficiando a população do maior bairro do município, o Senador Pompeu, mais conhecido como “Praia”. As próximas comunidades a serem contempladas com uma moderna UBS, serão o Copacabana, Cohab, Bairro Novo e Centro, que já esta quase pronta para ser inaugurada. 


A entrega da nova Unidade Básica de Saúde “Doquita”, estrategicamente construída para atender os moradores do bairro mais populoso de Tarauacá “Praia", foi entregue á população na manhã de sábado (17) e contou com a ilustre presença do prefeito Rodrigo Damasceno, do vice-prefeito, Chagas Batista, do secretário de saúde, Carlos Tadeu, dos vereadores, José Sidenir, João Moreira, Lulu Neri e Manoel Monteiro,entre vários profissionais da saúde e funcionários de outros departamentos do Governo Municipal, além da presença de algumas lideranças comunitárias e muitos moradores dos arredores da UBS, apesar da grande chuva que abençoava ainda mais a grande conquista.


O posto de saúde leva o nome de Francisca Cabral da Costa “Doquita”, homenagem da prefeitura a falecida enfermeira, que foi servidora da Saúde por vários anos.

A obra foi totalmente reconstruída com recursos do Fundo Nacional da Saúde e contou com contrapartida do Município. O novo Posto de Saúde vai contribuir significativamente na implementação de políticas públicas que visam o acesso e qualidade de vida da população, com destaque para atendimentos médicos e odontológicos, exames de pré-natal, preventivos, teste do pezinho, planejamento familiar, puericultura, vacinação, além de uma equipe permanente de saúde nas abrangências.


Na oportunidade o prefeito Rodrigo Damasceno, destacou o seu empenho e dedicação para construir praticamente do zero, a rede básica de saúde município. Rodrigo anunciou ainda que , em breve será inaugurado mais duas unidades básicas de saúde, atendendo a população do Copacabana, Ipepaconha, Cohab e Centro.


O prefeito Rodrigo Damasceno, ao entregar a unidade de saúde à comunidade, fez questão de dizer que a construção não seria possível sem a importante parceria com o governador Tião Viana e a Presidenta Dilma Roussef. “Não seria possível fazer nada sozinho e o governador Tião Viana e a Presidenta Dilma Roussef tem nos ajudado muito”, disse.



Com a inauguração, os moradores do bairro Senador Pompeu “ Praia” terão acesso agora a duas importantes campanhas de vacinação: contra a gripe e também da vacinação contra o HPV, cuja dose custa quase mil reais.

Para o vice-prefeito, Chagas Batista o posto representa um passo positivo na saúde dos nossos munícipes.


“Temos buscado, incansavelmente, melhorias para a população, e esse posto significa muito, pois vai atender pessoas que, muitas vezes, não têm como se deslocar até o posto do Centro, em especial, os nossos idosos. Por isso, estamos felizes por dar essa resposta às pessoas que torcem que nossa gestão não dê certo, e a essa população que tanto necessita de investimentos na área da saúde”, acrescentou o vice-prefeito.

O secretário Municipal de Saúde, Carlos Tadeu explicou que a nova unidade de saúde atende aos padrões do ministério da saúde, da ANVISA, e Vigilância Sanitária, com acessibilidade, com conforto e estrutura para realmente trazer o melhor atendimento para a população contando com todos os profissionais do PSF do bairro Senador Pompeu.


O Secretário ressaltou que a Unidade Básica de Saúde Doquita inaugurada no município em apenas 1 ano e quatro meses dessa atual gestão, e a previsão é que até o meio do ano ou no máximo no início do ano de 2015 entregar todas as 4 unidades básicas de saúde que já estão sendo construídas e reformadas, conseguidas junto ao Ministério da Saúde, para a população Tarauacaense, livrando o poder público municipal do aluguel, garantindo maior economicidade aos cofres do município e colocando o povo em estruturas próprias.



Para o presidente da câmara, Manoel Monteiro, que também participou da inauguração, a área da saúde são as políticas principais do nosso Estado, e precisam cada vez mais serem implementadas para melhorar o atendimento para o povo e essa unidade básica de saúde aqui neste bairro vai fazer com que as pessoas tenham mais facilidade, ao receberem seus tratamentos de saúde.



São estas políticas públicas que tanto nos comprometemos durante as campanhas, no período das candidaturas políticas, é este tipo de inauguração é mais um compromisso que o governo municipal está cumprindo, e nós ficamos felizes em poder exercer o nosso dever como cidadãos e como políticos. “O nosso prefeito Rodrigo Damasceno e vice Chagas Batista estão no caminho certo, realizando inaugurações na área da saúde, vivendo a sensação daquilo que ele sempre pregou, como médico, que é dar uma saúde de boa qualidade para a população Tarauacaense”, finalizou Manoel.

                        
Dona Salete Rocha, fez questão de dizer, após ser consultada pelo o prefeito e médico Rodrigo Damasceno, que a inauguração da UBS simboliza a atenção especial da Prefeitura de Tarauacá com a população. “Estamos realizando um sonho com a entrega desta unidade de saúde”, disse a aposentada.
                       
A Nova Unidade Básica de Saúde fica localizada na Rua Floriano Peixoto, conta com a seguinte estrutura patrimonial pública:

RECEPÇÃO

ESCOVÓDROMO

CONSULTÓRIO ODONTOLÓGICO

COPA

EXPURGO

4 WC´s PARA USUÁRIOS E FUNCIONÁRIOS

SALA DE VACINA

SALA DE PROCEDIMENTOS

CONSULTÓRIO DE ENFERMAGEM

NEBULIZAÇÃO TRIAGEM

CONSULTÓRIO MÉDICO


NOVOS INVESTIMENTOS

Além de dotar o município de estruturas modernas na área de saúde, o prefeito Rodrigo Damasceno anunciou que em breve Tarauacá contará com mais duas novas Unidades Básicas de Saúde, além da reforma e ampliação de mais duas, abrangendo todos os bairros da cidade.


“Administrar é investir de maneira correta o dinheiro do povo. A área de saúde de Tarauacá sente as mudanças e seus inegáveis benefícios. Estamos promovendo a qualidade de vida a população Tarauacaense, que foi esquecido por governantes anteriores. Está é a marca de um novo tempo em nosso município”, finaliza Rodrigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário