terça-feira, 18 de novembro de 2014

CAOS: PREFEITURA DE TARAUACÁ DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA

Foto: Jardy Lopes - Assecom Tarauacá

Enchente atinge 5,3 mil famílias; desabrigados são levados a 6 abrigos. De 7h às 11h da manhã, o nível do Rio Tarauacá subiu cerca de 20 centímetros, o que se estima que os números de famílias desabrigadas aumenta em 50 (cinqüenta). De acordo com a Defesa Civil Municipal, 70% da cidade está abaixo do nível da água.


Tarauacá vive dias de caos, e já teve situação de calamidade pública decretada pela prefeitura municipal, na manhã desta terça-feira (18), após reunião com representantes da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno, o nível do Rio Tarauacá chegou a 12,04 metros na medição das 6h. O número é quatro centímetros maior que a última medição de segunda-feira (17), quando o nível das águas chegou a 12 metros às 18h. Ainda não há expectativas de vazante.


"Os critérios de calamidade pública já foram todos atingidos. Para ser declarado calamidade pública tem que ter mais de  300 famílias atingidas e 2,70% da receita líquida anual de prejuízo. A receita corrida do município dá um pouco mais de R$ 1 milhão, pelo levantamento que fizemos apenas para ajudar as famílias atingidas através do plano de resposta, vamos gastar mais do que isso. Ainda temos que esperar o rio baixar para avaliar os prejuízo na cidade", afirmou o prefeito.


Atualmente 5.300 famílias foram atingidas pela cheia do Rio Tarauacá e Murú. A enchente desabrigou até esta terça-feira (18) ao menos 63 famílias. De acordo com a Defesa Civil Municipal,  são 337 pessoas que estão alojadas nos seis abrigos municipais. Cerca de 565 índios da etnia Yawanawá, em seis aldeias, também foram atingidos pela cheia repentina do Rio Gregório, afluente do Rio Tarauacá.  Segundo o prefeito, uma equipe  vai levar roupas e mantimentos para os indígenas.


De acordo com a Defesa Civil Municipal, 70% da cidade já foi atingida pelas águas. "Vinte centímetros de água se espalham muito rápido, tem um alcance muito grande", explica a coordenadora do órgão, Raimunda Augusto.


Damasceno ressalta que apenas um bairro da cidade de Tarauacá ainda não foi acometido pela enchente. "Até o momento apenas o bairro de Copacabana que não foi atingido, todos os outros bairros do município foram atingidos total ou parcialmente", disse.

Considerada atípica, por ocorrer no mês de novembro, essa é a sexta cheia que atinge o município, em 2014. Com a marca de 12,04 metros, o Rio Tarauacá está 3,04 metros acima da cota de transbordamento, que é de 9 metros.


Confira abaixo a íntegra do Decreto de Calamidade Pública, abaixo.





Imagens dão dimensão do sofrimento e do caos que se instalaram perante a população tarauacaense 




















Fonte de Notícias: G1Acre, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e ASSECOM TARAUACÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário