sábado, 31 de janeiro de 2015

Chuva forte alaga ruas e Rio Tarauacá volta à cota de alerta



A forte chuva que atinge Tarauacá (AC) desde ontem, 30, alagou ruas inteiras e deixou acessos importantes da cidade sem condições para tráfego. Informações meteorológicas repassadas à prefeitura do município apontam que em janeiro já choveu 521mm, o que, comparado a dezembro do ano passado, período em que choveu 288mm, representa quase o dobro do volume de chuvas.


As ruas alagadas não são a única preocupação para a administração do prefeito Rodrigo Damasceno, do PT. O Rio Tarauacá, cujo nível vem oscilando desde o mês de novembro passado, continua marcando índice na cota de alerta. Frente à situação, o município ainda está sob Decreto de Calamidade Pública.


Nesta sexta-feira, 30, quando diversas ruas ficaram debaixo d’água, choveu 110, dos 521 milímetros previstos para todo o mês de janeiro. Isso é mais que um quinto do esperado.Consequência do aumento no nível do manancial, ruas ficam alagadas por conta da falta de drenagem d’água nas vias do município.


“Sabemos que Tarauacá ainda tem problemas históricos de drenagem a serem resolvidos e temos plena consciência que estes não serão solucionados do dia para a noite. Mas temos que reconhecer que vivemos em um período excepcional de nossa história na qual chuvas e inundações passaram a fazer parte do nosso cotidiano com uma frequência sem igual em nossa história. A força da natureza é soberana e precisamos nos unir cada vez mais”, argumenta o chefe do Executivo municipal.

Já na manhã deste sábado, 31, a equipe integrada de mobilização alagação 2015 se reuniu no gabinete do prefeito para avaliar ações, distribuir tarefas e traçar estratégias de apoio e patrulhamento em áreas alagadas.

Na última medição, realizada às 9h de hoje, o Tarauacá marcava 10,55 metros. Principal afluente, o Rio Murú já atingia os 11,19 metros, em estado de transbordamento, visto que o nível máximo é de 9,50 metros. Ainda neste sábado, a comissão deve se reunir novamente, no gabinete civil, por volta das 18h.

Fonte de informação: http://www.ac24horas.com/2015/01/31/em-tarauaca-chuva-forte-alaga-ruas-e-rio-que-volta-a-cota-de-alerta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário