quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

PREFEITURA DE TARAUACÁ APOIA PROJETO “AMIGO DO BARQUEIRO, VIAJE COM SEGURANÇA”



O Comandante do Corpo de Bombeiro Militar da regional Tarauacá/Envira, Major Moisés, lançou a Campanha de prevenção contra o naufrágio na cidade de Tarauacá, neste período de alagação que o município vive o Comandante estar com uma equipe visitando e orientado os Barqueiros sobre alguns cuidados que precisam ser tomados.


Leia o projeto na integra: "NAUFRÁGIO" O importante é prevenir, amigos barqueiros o inverno chegou e você precisa tomar alguns cuidados, acidentes acontecem quando a prevenção falha.

Proteja seu motor e seu barco

O barco e motor é o principal meio de transporte do ribeirinho, para muitos ribeirinhos, o barco e o patrimônio mais valioso. O acidente só ocorre quando a prevenção falha. Portanto siga as seguintes orientações. Evite excesso de carga no seu barco, amarre seu motor com uma corda fixada ao banco, pois em caso de naufrágio será fácil recuperá-lo, tenha sempre uma bóia amarrada por uma corda na proa do barco, pois caso o barco vá a fundo do Rio, a bóia sinaliza e facilita sua retirada, ensine seus filhos a nadar, utilize o colete salva-vidas nos passageiros que não sabem nadar, não arrisque a vida de sua família, em caso de temporal evite navegar, é melhor perder uma hora na vida do que perder a vida em uma hora, não navegue em alta velocidade, principalmente nas ruas quando estiver alagada, lembre-se que o banzeiro pode prejudicar os moradores dessas residências, não pilote sobre efeito de bebida alcoólica.

Navegue com segurança e tenha certeza que terá uma boa viagem

Dicas de Educação Ambiental: O Rio é a estrada de toda população ribeirinha, é pelo Rio que a maioria dos trabalhadores rurais chega à cidade, é do Rio que a população ribeirinha tira a água e o peixe para sua alimentação, portanto é preciso cuidar do Rio, para que ele continue nos dando o peixe à água e servindo de estrada para todos nós, não jogue lixo no Rio, lagos ou igarapés, só jogue no Rio aquilo que servir de alimentos para os peixes, Agrotóxicos, óleo diesel, gasolina, plásticos e tantos outros, contaminam as águas s os peixes que vão para a sua mesa, a Educação Ambiental ensina as pessoas a viverem em equilíbrio com o meio Ambiente, ajude a preservar Rios e Igarapés, pois constituem nosso principal meio de sobrevivência.

Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiro da Regional Tarauacá/Envira, Major Moisés Antônio.“Esta conscientização tem como objetivo em orientar nossos barqueiros a navegar com mais segurança nos rios que banham o nosso município. E recomendo a todos os proprietários de embarcação a providenciarem coletes, pois alem de ser um item obrigatório exigido pela marinha, constituem-se em um principal equipamento de proteção individual (EPI), lembre-se que o colete poderá salvar a sua vida e do seu filho”.

Esta ação sem duvida irá ajudar os nossos amigos barqueiros por que os Rios que circulam nesta região correm bastante, ainda segundo os Comandantes vários acidentes são registrado por conta da falta de atenção. “Somente na primeira quinzena do mês de fevereiro o 7º BPCIF já registrou 03 afogamentos com óbitos, sendo eles no Igarapé suíço com uma criança, outro afogamento com um Adulto no Igarapé Esperança e outro óbito no Rio Envira, alem de outros casos registrados em outros municípios do Estado”.


A prefeitura de Tarauacá estar apoiando este brilhante projeto que beneficiará os barqueiros e população em geral de Tarauacá. “Estamos dando todo o suporte necessário para as equipes com o intuito de conscientizar a população a navegar com mais segurança”. Finaliza o prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno.

Carlos Santos / RRCTV
Fotos: Abimael Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário