domingo, 1 de março de 2015

PREFEITURA LEVA SERVIÇOS ESPECIALIZADOS DE SAÚDE AOS RIBEIRINHOS DO ALTO TARAUACÁ



Como estratégia para ampliar o acesso da população ribeirinha à saúde, a Unidade Móvel Fluvial da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) partiu na manhã deste domingo, 01 para a segunda viagem ao Alto Rio Tarauacá. A embarcação leva atendimento médico/odontológico e prestação de serviços como emissão de carteiras de trabalho e cadastramento do Bolsa Família. 

Cerca de 30 profissionais de diversas áreas participam da ação. A meta é atender aproximadamente 2 mil moradores da região no período de 15 dias. 


Serão oferecidos os serviços de Odontologia, com restauração e implantação de prótese dentária, consultas de enfermagem, exames preventivos, Vacinas em geral, testagens rápidas em HIV, Sífilis, Hepatite B e C, curativos, orientações á saúde, entrega de medicamentos, acompanhamento do bolsa família, orientações educacionais. O prefeito Rodrigo Damasceno, vice Chagas Batista e secretário municipal de saúde, Carlos Tadeu acompanharão todos os atendimentos nas comunidades, com inicio marcado para o dia 05 na Comunidade Tamandaré, o prefeito e médico Rodrigo realizara também atendimento médico. 

O prefeito Roberto Rodrigo Damasceno, vice Chagas Batista e o secretário de saúde, Carlos Tadeu acompanharam a partida do barco, conversando com os profissionais de saúde, imprensa e convidados para a partida rumo ao alto rio Tarauacá, em parceria com o governo do estado, que levará assistência para os ribeirinhos, não somente médica, mas também de ação social, com acompanhamento do Bolsa Família. 


Na quinta-feira, 05, o prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista e do secretário Carlos Tadeu, acompanhará os trabalhos na comunidade Tamandaré, no Alto Tarauacá, oportunidade em que realizara consulta médica. 

                         


“Em tempos de crise, poderíamos estar cancelando a saída do nosso Barco Hospitalar! Afinal de contas, manter uma equipe de mais de 30 profissionais viajando por cerca de 45 dias levando atendimento médico, odontológico, enfermagem, bolsa família, prótese dentária, Farmácia e pequenos procedimentos, tem sua devida despesa. No entanto, entendemos que é de fundamental importância levar mais cidadania e dignidade a população que vive as margens dos rio Tarauacá e Murú que também sofreram com as cheias”, explicou o prefeito Rodrigo Damasceno. 


Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Tadeu, é prioridade da Unidade de Saúde Fluvial ampliar o acesso da população ribeirinha a serviços poucos oferecidos ou ainda não disponíveis na área rural e melhorar a qualidade da atenção primária, integrando a rede de assistência e buscando a resolutividade e a satisfação do usuário. 

                         

“Estamos com uma excelente equipe para atender todos os moradores, nosso objetivo é aproximar os serviços de saúde do nosso município para a população que está mais distante da cidade, e o prefeito Rodrigo Damasceno vem nos solicitando freqüentemente que a população da zona rural também seja inserida nos atendimentos médicos” disse Elizeu Linhares, coordenador da ação itinerante.


Esta é a segunda ação itinerante nas comunidades do rio Alto Tarauacá na atual administração municipal, em parceria com o Governo do Estado. Desta vez deve ser registrado um marco histórico para a comunidade Estirão da Cruz, que, segundo seus moradores, nunca havia recebido serviço do atendimento de saúde itinerante municipal com ponto de atendimento na comunidade. Ao retornar, a unidade seguirá em missão igual no rio Murú e baixo Tarauacá, onde também devem ser atendidas 2,5 mil pessoas que residem em comunidades da região. 


CONFIRA ABAIXO O CRONOGRAMA DE PONTOS DE ATENDIMENTOS NAS COMUNIDADES RIBEIRINHAS



Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário