sexta-feira, 20 de março de 2015

RIO TRANSBORDA PELA DÉCIMA VEZ EM TARAUACÁ, MAS JÁ APRESENTA SINAIS DE VAZANTE

Com a vazante, o rio chegou às 11 horas desta sexta, 20, à marca de 10,35 metros (Foto: Jardy Lopes)

Mais uma vez o rio voltou a transbordar em Tarauacá, registrando a décima enchente na cidade. De acordo com informações do prefeito Rodrigo Damasceno, o rio chegou a atingir ontem 10,45 metros, mas às 11 horas desta sexta-feira, 20, começou a vazar, chegando a 10,34 metros. A cota de transbordo que é de 9,50 metros. A situação de instabilidade ocorre desde novembro de 2014, quando chegou a atingir mais de 70% da cidade.

A prefeitura mantém mobilizados grupos de assistência nas áreas de monitoramento, sinalização, eletricidade e acolhimento. Diariamente as equipes promovem duas reuniões para manter o trabalho de alerta em atenção às famílias e mudanças na previsão de chuvas.

“Temos comissões fixas formadas para nivelar informações quanto ao controle na previsão e atendimento imediato à população quando necessário”, contou o prefeito, ressaltando que, com a vazante, apenas três famílias dos bairros da Praia e Triângulo estão desabrigadas. “Ainda há uma previsão de 28 milímetros de chuvas para Tarauacá, mas como o rio está baixando, a previsão é de que não surtirá efeitos”, detalhou.

Trabalho contínuo entre governo e prefeitura

Equipes do Departamento de Estradas de Rodagem do Acre (Deracre), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e Secretaria da Fazenda (Sefaz) trabalham continuamente em conjunto com a prefeitura para planejar e manter ações de alerta, além de estender benefícios financeiros, sobretudo ao comércio, que foi fortemente prejudicado.

Em reunião com o prefeito nesta quinta, 19, o governador Tião Viana assegurou ajuda ao município inclusive a extensão de benefícios fiscais, como a prorrogação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor comercial da cidade. A ação visa ajudar os empresários a se restabelecer dos danos ocasionados pela enchente.

Fonte de informação:http://www.agencia.ac.gov.br/noticias/acre/rio-transborda-pela-decima-vez-em-tarauaca-mas-ja-apresenta-vazante

Nenhum comentário:

Postar um comentário