segunda-feira, 6 de abril de 2015

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E UFAC REALIZAM SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO 1° MÓDULO DA TURMA DE PEDAGOGIA DO PARFOR

O Plano permite que o professor da rede pública de educação básica possa obter formação superior em cursos gratuitos e de qualidade, na disciplina em que atua em sala de aula.


Na noite de sábado, 04, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria, com a Universidade Federal do Acre – UFAC realizou no SINTEAC, o encerramento do primeiro módulo da turma de Pedagogia do PARFOR – Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica.


Implantado no município de Tarauacá, no ano de 2015, na gestão do atual Prefeito Rodrigo Damasceno. Em meados de 2014, a administração municipal havia procurado a coordenação do PARFOR em Rio Branco para solicitar a implantação de turmas para investir na qualificação dos professores e melhoria da educação básica do município. De acordo com a prefeitura, o município ainda conta com uma demanda de professores que atuam da pré-escola ao 5º ano sem formação em nível superior.


O PARFOR objetiva oferecer cursos de licenciatura gratuitos para professores em exercício nas escolas públicas que não possuam habilitação adequada. Em Tarauacá funciona cinco turmas de Pedagogia, totalizando 227 alunos.

Esteve presente na solenidade o prefeito Rodrigo Damasceno, vice Chagas Batista, o secretário de Educação, Francisco das Chagas, a coordenadora do campus de Tarauacá, Leila Oliveira, o coordenador geral do Parfor, professor e doutor Marck Clarck Assen, a coordenadora do Núcleo Estadual de Educação, Francisca Aragão, o deputado estadual, Dr. Jenilson Leite, a coordenadora do núcleo da UFAC, Antônia Leila de Souza e o representante dos alunos do curso de Pedagogia, Leandro Pinho.


Para o coordenador local do Parfor, professor Mark Clark, é um grande desafio proporcionar formação a esses professores que, por muitas vezes, moram distante. “A universidade tem a intenção de expandir o programa”, disse. “Para isso, contamos com a importante parceria da Prefeitura de Tarauacá.”

                             

O secretário municipal de Educação, Francisco das Chagas falou sobre a alegria de ver o quanto os estudantes estão batalhando pela sua formação e motivou-os a não desistir, apesar das dificuldades, tendo em vista que a SEME trabalha para fechar parcerias que possam beneficiá-los. “Só são vitoriosos aqueles que não desistem, os que aproveitam as oportunidades”, comentou.



De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno, o atual governo vem investido muito no crescimento econômico do município sem perder o olhar para a necessidade de oferecer uma educação de qualidade.

“Qualificando pessoas iremos formar gerações capazes de fortalecer um novo modelo de desenvolvimento para Tarauacá. Aliado a esse Plano de Graduação, temos um quadro de professores municipais, no qual dos 140 professores da zona rural do Município, 115 não tinham curso superior.Fomos em buscar de parcerias e junto com a UFAC e Governo do Estado conquistamos o PAFOR que está propiciando curso superior em licenciatura de Pedagogia.E para estimular os professores a continuar estudando garantimos um bolsa no valor de 600 reais como ajuda de custo para se manter na cidade no período das aulas.Ainda não estamos da maneira como consideramos Ideal, mas estamos lutando todos os dias com este objetivo”.



Então, é o município com grandes investimentos na formação e capacitação de nossos professores, para o oferecimento de uma educação de qualidade aos alunos”, concluiu Rodrigo.



A dificuldade também integra a rotina do acadêmico de Pedagogia e professor da rede básica de ensino, Leandro pinho. “Ele agradece que, hoje o seu sonho está sendo concretizado graças a um esforço da administração municipal em proporcionar melhorias na qualificação de ensino, e também o pagamento de uma bolsa no valor de R$ 600,00 para cada aluno se manter na continuação do curso, haja vista, que muitos alunos economizam durante o período de vigência do contrato de trabalho com a Educação do Estado ou da prefeitura, que acontece nos meses de abril a dezembro, período das aulas”, relatou.


Ainda durante o ato solene foi feito a escolha do Miss e Mister Parfor 2015, todas as cinco turmas foram muito bem representadas por candidatos ao título. Os acadêmicos Jean Souza e Flávia Monteiro da quinta turma de Pedagogia do Parfor foram os escolhidos do Concurso.

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário