terça-feira, 13 de outubro de 2015

Bancada federal e prefeitos do Acre debatem emendas ao Orçamento Geral da União para 2016


A Associação dos Municípios do Acre (AMAC) realizou nesta sexta-feira, 9, encontro entre a bancada federal, prefeitos e instituições federais e estaduais para debater a proposição de emendas parlamentares ao Orçamento Geral da União (OGU) de 2016. Bastante prestigiada, a reunião contou com a presença da vice-governadora Nazaré Araújo, que representou o governador Tião Viana; o desembargador Roberto Barros, presidente do Tribunal Regional Eleitoral; a desembargadora Cezarinete Angelim, presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Acre; do promotor Carlos Maia, do Ministério Público do Acre; Alexandre Hid, pró-reitor de Planejamento da Universidade Federal do Acre; Eufran Amaral, pesquisador-chefe da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) do Acre; representantes do Instituto Federal de Educação (IFAC), entre outros, além do vice-presidente do Senado, Jorge Viana, e dos deputados federais César Messias, Léo de Brito e Alan Rick, e 17 prefeitos.


A reunião foi aberta pelo coordenador da bancada federal do Acre no Congresso Nacional, Raimundo Angelim, que fez uma breve explanação acerca da crise econômica pela qual passa o País e as dificuldades de obtenção de recursos para as prefeituras. “Assim, os recursos das emendas são sempre bem-vindos”, disse Raimundo Angelim. A vice-governadora Nazaré Araújo agradeceu aos prefeitos e aos presentes, e lembrou que o Governo trava neste momento uma luta contra manifestações criminosas no Estado.

O presidente da AMAC reafirmou o pedido de apoio dos parlamentares às emendas de bancadas, considerando o encontro como “um momento importante do ano”. Em entrevistas anteriores, o prefeito informou que para esse encontro todos documentos sobre o encaminhamento de emendas foram preparados e repassados aos deputados e senadores. O senador Jorge Viana também expôs sua preocupação quanto à responsabilização dos gestores neste momento de drástica crise econômica e financeira e anunciou ações para minimizar essas questões.


Pela terceira vez em 2015 a bancada federal do Acre se reuniu ao mesmo tempo com os 22 prefeitos. Em maio passado, a AMAC realizou o primeiro encontro entre prefeitos e parlamentares falando especificamente dos municípios que mais sofreram com a cheia dos rios (Rio Branco, Tarauacá, Brasiléia, Sena Madureira, Assis Brasil e Xapuri). Naquele contexto, a AMAC adotou estratégias distintas para o levantamento dos prejuízos e planos de reconstrução. A Capital teve este trabalho realizado por sua própria equipe de técnicos. Já o município de Brasiléia optou por uma consultoria externa. Para os outros 4 municípios, o presidente da AMAC determinou a criação de uma força tarefa com os técnicos da instituição. E as ações continuam porque os danos foram grandes, segundo lembrou o presidente da AMAC, Marcus Alexandre buscando ressaltar a importância de se lutar por emendas parlamentares. “Hoje, 90% dos investimentos são oriundos de emendas”, disse Marcus Alexandre.

Fonte de informação:http://www.amac-acre.com.br/site/

Nenhum comentário:

Postar um comentário