segunda-feira, 9 de novembro de 2015

DETENTOS DA MOACYR PRADO RECEBEM ASSISTÊNCIA MÉDICA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE


Presos foram vacinados e receberam atendimento médico e odontológico no último fim de semana.

Os presos que atualmente cumprem pena e os que aguardam julgamento na Unidade de Saúde da Penitenciária de Tarauacá, Moacyr Prado receberam a visita da equipe do Saúde Itinerante, já que trata-se de uma ação inédita da saúde municipal, do coordenador de saúde do município, do Centro de Testagem e Aconselhamento e do Programa de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), ambos, departamentos da Secretaria Municipal da Saúde de Tarauacá.


A ação é parte de uma parceria que tem como finalidade, a assistência médica aos detentos dentro do próprio presídio, levando em conta que este trabalho sendo realizado dentro da cadeia é mais viável e sem dúvidas muito mais seguro, do que ter que levar o preso até ao hospital ou posto de saúde, exceto nos casos gravíssimos. Valendo lembrar que toda pessoa que cumpre pena em presídios ou cadeia pública tem o seu direito garantido na Constituição Brasileira a ter assistência médica, jurídica, bem como a religiosa.

Por conta de algumas limitações vivenciadas pelos os detentos, a Secretaria Municipal de Saúde percebeu a situação em que vivem os presos de Tarauacá e com o olhar de humanidade e coração cristão resolveu dar melhor assistência na área de dentro do sistema carcerário de Tarauacá na Unidade de Saúde, Moacyr Prado, implantada pela a atual administração municipal, nos anexos do presídio.


Estiveram presentes além da equipe da SAÚDE, o prefeito Rodrigo Damasceno e o secretário municipal de saúde, Carlos Tadeu.


De acordo com o prefeito e médico Rodrigo Damasceno, além do atendimento médico prestado para internos do sistema prisional de Tarauacá, os profissionais do Centro de Saúde “Moacyr Prado” atuam com orientações de prevenção as doenças, principalmente as de maior incidência em ambientes fechados. “Na questão de prevenção, trabalhamos principalmente com o programa de educação em saúde. Essa é uma das recomendações expressas da secretaria municipal de saúde: levar atendimento em saúde de qualidade e para todos”, disse Rodrigo.


O técnico de Enfermagem da Unidade do Presídio, Ailton Dias falou que as ações de saúde realizadas pela a Prefeitura de Tarauacá é de fundamental importância. Ele explicou à reportagem que mesmo o presídio sendo de responsabilidade do Estado, o município tem se tornado um grande parceiro, dando todo suporte e suprindo as necessidades dos detentos, tanto no abastecimento de medicamentos e agora com a assistência médica.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário