Solenidade em Tarauacá (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
Rodrigo Damasceno, prefeito de Tarauacá, juntamente com o Vice Chagas Batista, participaram do ato de Lançamento de dois importantes programas do Governo do Estado beneficiam diretamente as comunidades indígenas do município.
Governador Tião Viana e o Prefeito Rodrigo Damasceno (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
A solenidade aconteceu no último sábado pela manhã, em frente ao mercado público e contou com a presença do Governador Tião Viana, Deputado Estadual Moisés Diniz, Senador Anibal Diniz, vereadores, secretários de estado, assessores e membros da administração municipal. Os investimentos acontecem por meio dos de Programas de Proteção Florestal e Fortalecimento da Produção Sustentável em Terras Indígenas.
O governador Tião Viana saudou os indígenas com uma saudação Kaxinawá, chamando-os de amigos e agradecendo a presença de todos.“Nós temos compreensão da dívida histórica que temos com vocês e do papel importante que têm os povos da floresta na defesa das nossas riquezas naturais. Hoje as crianças já comem frutas e outros produtos que são plantados pelos indígenas, de acordo com a sabedoria deles, com aquilo que eles acreditam, e essa produção é vendida para o governo. É isso que nós queremos, respeitar a cultura e agregar desenvolvimento”, disse Tião Viana.
Governador Tião Viana (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
Prefeito Rodrigo Damasceno (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
Na ocasião o prefeito apresentou alguns indígenas que são membros de sua equipe de governo, demonstrando o respeito e o reconhecimento que tem pela história indígena na região. “O município de Tarauacá precisa abraçar as causas indígenas e dizer que eles também são representados pelo nosso governo. O governador Tião Viana tem sido de uma grandeza extrema com a nossa cidade e no início do ano já anunciou o dobro da arrecadação do município em investimentos que serão feitos ao longo de 2013”, disse Rodrigo.
Chagas Batista, vice-prefeito de Tarauacá (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
O Vice Prefeito Chagas Batista, visivelmente emocionado saudou todos os presentes e lembrou a luta das lideranças indígenas do passado para que no presente as comunidades desfrutassem de momentos de alegria. “O que está acontecendo hoje é fruto de uma luta política travada lá atrás. Houve muita resistência até que chegarmos nesse momento que vivemos, onde o governo respeita as comunidades indígenas. Hoje, para que os atuais caciques pudessem liderar esse momento moderno, os caciques do passado precisaram lutar muito e resistir”, foram as palavras de Batista.
Moisés Diniz, deputado estadual (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
O Deputado Moisés Diniz em sua fala disse que a ação do governo é a realização de um sonho que começou há muito tempo e que agora se concretiza. “Quantas vezes a gente dormiu nas aldeias, no Caucho, na Nova Esperança, na Colônia 27, e nós não tínhamos nada a oferecer e só pedíamos que não perdessem a esperança, que resistissem e não desistissem. Antes o governo não olhava para a população indígena, não respeitava. Hoje o governo está aqui dizendo se organizem, cuidem da floresta, cuidem da cultura, queremos ajudar vocês a se desenvolverem”, falou o deputado.
Nasso Kaxinawá, vereador em Tarauacá (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
Vereador Nasso representante indígena na câmara falou da satisfação de seu povo em receber benefícios do governo. “Aqui está o futuro das nossas comunidades. Cabe a nós cuidarmos bem desses produtos, de cada um desses equipamentos, zelar pelo nosso patrimônio. E a gente espera que o governador Tião Viana possa nos fazer uma visita daqui a algum tempo para ver como tudo isso estará sendo empregado nas nossas aldeias”, falou o Vereador.
ENTENDA OS PROJETOS
Proteção Florestal em Terras Indígenas (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
Projeto Proteção Florestal em Terras Indígenas - São investimento de R$ 2,1 milhões através do Fundo Amazônia (BNDES). Beneficia 17 terras indígenas, em seis municípios, abrangendo oito povos indígenas, em 117 aldeias, totalizando 9.436 índios. O projeto integra política de gestão territorial e ambiental para terras indígenas, e fortalece ações de etnozoneamento, de elaboração e implementação de planos de gestão de terras indígenas. Integram também as oficinas de vigilância e fiscalização em terras indígenas, ensinando também a legislação pertinente, junto com a distribuição de equipamentos para as associações dessas 17 terras indígenas. A ideia é fortalecer as ações locais de vigilância dos limites das terras, afinal, ninguém melhor para este controle que os próprios indígenas. O projeto também prevê a aviventação, em parceria com a Funai, dos limites de quatro terras indígenas.
Produção Sustentável em Terras Indígenas (foto: Giovanni Acioly/colaborador)
Projeto Fortalecimento da Produção Sustentável em Terras Indígenas - São investimento de R$ 3 milhões financiado pelo Programa Integrado de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre (BNDES Fase 5). Beneficia mais de 14 mil índios, de 15 povos indígenas e 27 Terras Indígenas, espalhadas em nove municípios. Fomentar atividades produtivas nas terras indígenas com o objetivo de consolidar a segurança alimentar das comunidades, promover sua autonomia e fortalecimento sociocultural, garantindo a gestão ambiental sustentável dos territórios. As ações fazem parte da implementação dos planos de gestão das terras indígenas, do fomento à produção sustentável e da oferta de assistência técnica às terras, através de atuação conjunta com os agentes agroflorestais indígenas. Implantação de roçados sustentáveis e sistemas agroflorestais, aquisição de equipamentos para escoamento da produção (barcos e motores), apoio a piscicultura e fomento ao manejo da pesca, melhoria do plantel de galinhas caipiras, hortas e gestão e monitoramento também são ações previstas no projeto.
Da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Tarauacá
Com informações da Agência de Notícias do Acre
Nenhum comentário:
Postar um comentário