quarta-feira, 24 de abril de 2013

UM DIA PARA HOMENAGEAR AS FAMÍLIAS DE TARAUACÁ NA FESTA DO CENTENÁRIO

Homenagens para famílias do município

Com o a quadra de esportes de uma escola municipal totalmente lotado, a Assembleia Legislativa (Aleac) realizou sessão solene nesta terça-feira (23) em Tarauacá, homenageando mais de 100 personalidades que ao longo dos anos contribuíram com o desenvolvimento da cidade. O evento em comemoração ao centenário de Tarauacá reuniu 16 dos 24 deputados, os vereadores do município, o prefeito Rodrigo Damasceno, a deputada federal Perpétua Almeida, e o assessor especial do governo, Raimundo Angelim,representando o governador Tião Viana.

Moisés Diniz

O presidente da Mesa Diretora, deputado Élson Santiago (PEN), fez questão de ressaltar que o evento foi realizado por iniciativa dos deputados Moisés Diniz (PC do B) e Walter Prado (PEN), que têm carreira alicerçada nos movimentos sociais de Tarauacá. Moisés, nascido em um seringal de Cruzeiro do Sul, mudou-se para acidade aos 20 anos de idade. Prado,nascido em um seringal de Feijó, vive na cidade desde os dois anos. Moisés fez pronunciamento agradecendo aos deputados que participaram do evento e aos organizadores da festa. Ele lembrou todas as pessoas com quem passou seus primeiros anos de luta nos movimentos sociais. “Nos orgulhamos de ter colocado nosso coração em Tarauacá. Aos 20 anos comecei a fazer luta dos trabalhadores, dos povos mais excluídos, mas nunca excluindo os mais ricos. Quando eu ganhava salário de professor, ainda tinha que tirar dinheiro do pagamento para organizar a luta dos trabalhadores. Era na casa dos amigos que eu comia um pedaço de carne e um pouco de arroz para ganhar substância e continuar na luta”, comentou o deputado Moisés Diniz.

Deputado Walter Prado

Emocionado, o deputado Walter Prado lembrou que o movimento social de Tarauacá teve seu apogeu sob a liderança do colega Moisés Diniz. Ele ressaltou o empenho de tantos homens e mulheres para o desenvolvimento de Tarauacá. “Nós somos uma geração que sofreu um isolamento cruel e desumano por mais de 100 anos. Passamos noites, reunidos nas ruas, sonhando com uma estrada que nos ligasse a Rio Branco e ao resto do Brasil. A estrada foi um sonho permanente em nossa juventude, que agora está sendo realizado graças à determinação dos ex-governadores Jorge Viana e Binho Marques, e do ex-presidente Lula, e agora vai sendo concretizado pelo governador Tião Viana", afirmou. "Ninguém em sã consciência pode negar que o governador Tião Viana é obcecado por esta estrada”, declarou Walter Prado.

Deputada Perpétua Almeida

Em seu pronunciamento, a deputada Perpétua Almeida disse que tem uma ponta de inveja quando dizem que Tarauacá é a terra do abacaxi gigante e de mulher bonita. “Eu sou de Porto Walter, onde dizem que o vento faz a curva. Acidade era um seringalzinho, onde vivi até os 14 anos, quando fui conhecer a eletricidade e a televisão em Cruzeiro do Sul”, contou a parlamentar. Ela disse esperar que no próximo aniversário, a cidade já possa ter o seu estádio, que será construído através de uma emenda de sua autoria. “Nós estamos fazendo 16 anos de governo da Frente Popular e que nosso presente para Tarauacá seja esta BR 364 totalmente concluída, senão o povo não vai mais nos perdoar”, disse ela, enfatizando que é preciso manter a união.

 Raimundo Angelim

O ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, que também é nascido em Tarauacá, lembrou de um personagem conhecido por Carrapicho, que representava na cidade o Correio Aéreo Nacional (CAN) e conseguiu uma passagem para que sua mãe pudesse fazer o parto cesariano na maternidade, com a médica Bárbara Heliodora. “Temos uma história irrigada pelos rios Muru e Tarauacá. Esta cidade tem história de homens de bem e mulheres inteligentes, não são apenas abacaxi grandes e mulheres bonitas; são homens de bem e mulheres batalhadoras”, comentou, nominando alguns dos que fizeram história no município, como os escritores José Potiguar e Leandro Tocantins, Carlos e Alzira Angelim e Américo Figueiredo.

Prefeito Rodrigo Damasceno

O prefeito Rodrigo Damasceno agradeceu a presença maciça dos deputados e em especial dos dois representantes de Tarauacá: Walter Prado e Moisés Diniz. “Dois tarauacaenses de coração grande que em nenhum momento abandonam Tarauacá na sua luta diária”, disse. Segundo o prefeito, ser tarauacaense é um motivo de orgulho e até de prazer, pois quando diz que é da cidade e, ainda por cima, prefeito, as pessoas sorriem, demonstrando satisfação. “Vamos fazer dos próximos 100 anos uma época de paz e prosperidade”, conclamou.

Professor Carlos Augusto Coêlho

O servidor da Aleac, Carlos Augusto Coêlho, falou em nome dos homenageados, recordando momentos importantes da história de Tarauacá.  Também participaram os deputados Eduardo Farias (PC do B), Chico Viga (PSD), Major Rocha (PSDB), Gilberto Diniz (PT do B), Lira Morais (PEN),Geraldo Pereira (PT), Denílson Segóvia (PEN), Toinha Vieira (PSDB), Éber Machado (PSDC), Manoel Moraes (PSB) e Jamy Asfury (PEN).

fotos do evento















































































































  








































FOTOS: AssecomTK
Texto: Agência Aleac

Um comentário: