sábado, 6 de julho de 2013

COORDENADOR DE ENSINO RURAL REUNIU-SE COM O PREFEITO PARA DISCUTIREM A 2ª FORMAÇÃO DO PNAIC.


O coordenador de ensino rural, Francisco Das Chagas da Silva Souza “Moço”, foi recebido pelo o prefeito Rodrigo Damasceno em seu gabinete para debaterem acerca do programa PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica), 2ª formação do PNAIC rural (pacto pela alfabetização na idade certa) que será realizada no corrente mês e o planejamento pedagógico. 

O prefeito Rodrigo Damasceno aproveitou o momento para parabenizar o coordenador pela passagem de seu aniversário, e pelo o trabalho desempenhado nas comunidades rurais no âmbito educacional. O prefeito também prestou uma homenagem com a postagem de sua biografia no blog da SEME. 





                                          Cronograma da 2ª formação do PNAIC rural



                                            Biografia do Coordenador de Ensino Rural

Francisco das Chagas Silva de Souza é o nome do segundo filho de Sebastião de Souza e Elvira Ponciano da Silva. Francisco nasceu no dia 06 de julho de 1965, no seringal São José colocação Chapéu, Rio Tarauacá, Sebastião e Elvira tiveram 12 filhos. Quando tinha 12 anos de idade sua família veio morar no Seringal Itamarati Rio Muru colocação mandacaru comunidade 18 praia próximo a Escola Lídia Guiomard dos Santos, onde o mesmo teve o privilégio de estudar a 1ª e a 2ª série do ensino fundamental. Francisco um menino pobre filho de pais analfabetos gostava muito de estudar e trabalhar tendo portanto, uma infância adulta precoce sem muito tempo para as brincadeiras de criança e adolescente. Ainda no Seringal São José, Francisco aprendeu a base para uma vida simples e feliz ao lado dos seus pais e irmãos. No Seringal Itamarati, conciliando trabalho e estudo, aprendeu a ler e escrever sentiu a sua primeira grande emoção quando ficou em frente de uma professora pela primeira vez, realizava um sonho de seu pai que era vê seu filho estudando. A escola nunca foi difícil para Francisco, pois o mesmo sempre gostou de estudar e aprender. Frequentou a primeira escolinha na zona rural, tantas lembranças , muitas não serão contadas! Mais foi o começo de uma vida escolar sempre vitoriosa. 

Francisco aos 14 anos saiu do seio de sua família e foi para a cidade de Tarauacá em busca de concretizar um sonho de melhorar de vida através da escola. Seus pais o levaram e o deixaram na casa de uma senhora conhecida da família, dona Maria Ângelo. Começa uma nova etapa de sua vida, os desafios agora são outros: calado, comportado, obediente a senhora logo gostou. A casa onde morava era humilde, mas muito acolhedora. E foi nesse ambiente simples que permitiu a sequência dos estudos no grupo escolar João Ribeiro até a 8ª série. Ele estudou o 2º grau na escola Dr. Djalma da Cunha Batista, curso formação integral e magistério no Programa Logos II. Formou-se em pedagogia pela Universidade Federal do Acre (UFAC), fez Pós-Graduação em Metodologia de Ensino na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ouro Fino em Minas Gerais. 

Na sua vida profissional, Francisco fez cursos de Marceneiro, Tecnologia para Mestre de Obras e Auxiliar de Escritório. Tentando vencer na vida de várias formas, foi ajudante de seringueiro de seus pais, trabalhou na roça. Na cidade exerceu várias atividades ocupacionais como: vendedor de picolé, pão e bombom, fez tijolo manual, trabalhou como estivador, foi diarista nas fazendas, trabalhou na marcenaria do João Teles e Narcílio, policia militar, professor na Escola Ubaldo Menezes na Comunidade Terra Firme, Rosaura Mourão, Delzuite, professor, coordenador do Programa Ensino Médio Inovador, vice-diretor e diretor por 15 anos na EEM Dr. Djalma da Cunha Batista e hoje exerce a função de coordenador do Ensino Rural da SEME de Tarauacá. Foram muitos sonhos realizados, muitas barreiras quebradas, vitórias e derrotas, mas nesse jogo da vida as vitórias são maioria, Francisco é grato aos familiares, aos amigos e a todos que contribuíram com sua trajetória de vida e diz que os sonhos não acabaram. 


Por Leandro Matthaus/ Assecom-SEME

Foto: Abimael Lopes/ Assecomtk


Nenhum comentário:

Postar um comentário