quinta-feira, 19 de setembro de 2013

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO RECEBE REPRESENTANTE DA FUNDAÇÃO DE CULTURA ELIAS MANSOUR



O prefeito Rodrigo Damasceno recebeu na tarde desta quarta-feira, 18, em seu gabinete, Helena Karloni Camargo, do departamento de leitura da Fundação de Cultura Elias Mansour, para juntos discutirem a municipalização da biblioteca pública do estado. 

Segundo, Helena Karloni, o Estado tinha tentado a municipalização da biblioteca com os gestores passados, no entanto, não houve acordo. Helena relatou ainda que o funcionamento das bibliotecas públicas é de responsabilidade do município. 

Caso o município aceite a municipalização a FEM (Fundação Elias Mansour) passaria os acervos, estantes e os computadores. 

O prefeito Rodrigo Damasceno se comprometeu em analisar o comodato (contrato bilateral, gratuito, pelo qual alguém ”comodante” entrega a outrem “comodatário” coisa infungível) previsto no Código Civil Brasileiro, Lei nº 10.406 de janeiro de 2002, artigos 579 a 585. O gestor alegou que o governo federal e estadual, tem passado várias demandas para os municípios, entretanto, não há contrapartida, 

Estiveram presentes na reunião o secretário de cultura e desporto, João Maciel e o chefe de gabinete, Romário Costa. Ambos aproveitaram a oportunidade e dialogaram com Helena sobre o Festival Yawa, dos povos Yananawá, que residem às margens do Rio Gregório, previsto para ser realizado entre os dias 25 a 30 de outubro. Maciel relatou que há uma necessidade de escrever sobre a história dos povos indígenas do nosso município. Enfatizando que os indígenas habitam essa região desde a chegada dos nordestinos. 

Karloni comunicou ao prefeito Rodrigo Damasceno, que os técnicos do Departamento Patrimonial Histórico e Cultural (DPHC) virão à Tarauacá fazer um levantamento sobre o novenário de São Francisco, posteriormente será feito o inventário da festa mais tradicional da cidade.


Por Leandro Matthaus/ Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário