terça-feira, 29 de outubro de 2013

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO PARTICIPA DO XII FESTIVAL YAWA

Prefeito Rodrigo Damasceno sendo recepcionado pelo o cacique Biraci Brasil

A décima segunda edição do Festival Yawa reúne representantes de pelo menos cinco etnias do Acre e várias partes do país e do mundo, além de cerca de 700 yawanawás no evento que neste ano celebra o Etnoturismo no Acre. Durante o Festival são realizadas várias atividades como: danças do mariri, rodadas de músicas antigas, histórias de antigamente, brincadeiras tradicionais, exposição do artesanato local e rituais de Uni e Humê (cipó e rapé) com os pajés.O Festival Yawa é realizado na Aldeia Nova Esperança, no Alto Rio Gregório, em Tarauacá.

Prefeito Rodrigo Damasceno acompanhado senador, Jorge Viana, do compositor e pianista, João Donato e dos vereadores Lulu Neri e Narço Kaxinawá.
A abertura da festa, que vai até hoje (30) deste mês, contou com a presença do prefeito Rodrigo Damasceno, recepcionado na aldeia Nova Esperança com canto e dança, localizada a oito horas de canoa subindo o rio Gregório há 90 km distante da cidade de Tarauacá pelo cacique Biraci Brasil. Acompanharam o prefeito Rodrigo Damasceno o secretário de cultura e esporte, João Maciel e os vereadores Lulu Neri e Narço Kaxinawá.


Durante o Festival são realizadas várias atividades como: danças do mariri, rodadas de músicas antigas, histórias de antigamente, brincadeiras tradicionais, exposição do artesanato local e rituais de Uni e Humê (cipó e rapé) com os pajés yawanawás, ou seja, é o momento em que os povos indígenas aproveitam para mostrar aos visitantes seu modo de vida e seus hábitos.


O prefeito Rodrigo Damasceno tem atuado na valorização dos povos indígenas em um diálogo de constante aprendizado. "Estamos há apenas dez meses no governo, mas nosso governo começou muito antes. Foram os povos indígenas que nos ajudaram a alcançar este projeto que avança a cada dia para transformar nossa cidade, em especial, as comunidades indígenas em um imenso paraíso”, disse o prefeito logo após assistir ao ritual de Uni (cipó), dedicado a abertura do 12° Festival Yawa.


Ao som do Purintí - buzina que avisa ao mundo espiritual que na terra Yawá "está acontecendo alguma coisa" -, os índios refazem a trajetória de seus antepassados e mantêm acesa a chama de uma cultura milenar que ensina ao mundo como é possível viver em harmonia com a Natureza. "Nós aprendemos com vocês o que estamos desenvolvendo na nossa aldeia”, disse cacique, Biraci Brasil.






















































Tamires Soares/ Fotos: Abimael Lopes - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário