terça-feira, 8 de outubro de 2013

PREFEITURA DE TARAUACÁ REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO



A Culminância do projeto “Um Novo Olhar na Educação do Campo” realizado pela Secretaria Municipal de Educação, através da Coordenação de Ensino Rural teve duração de cinco dias. As atividades tiveram inicio no dia 30 de setembro com a abertura do projeto, no auditório do Sinteac, estiveram presentes o prefeito Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito, Chagas Batista, vereadores, gestores escolares, professores, funcionários de apoio e comunidade em geral.



II FORMAÇÃO REALIZADA PELA COORDENAÇÃO DE ENSINO INFANTIL: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

A secretaria Municipal de Educação, através da coordenação de ensino rural, estar desenvolvendo o projeto “ UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO” voltado para a qualificação e valorização dos professores, merendeiras e transportadores que juntos fazem a diferença na qualidade do ensino e aprendizado na educação do campo.

A COORDENAÇÃO DE ENSIO INFANTIL firmou parceria com a coordenação de ensino rural, colaborando com a formação de linguagem oral e escrita, a formação foi realizada na CEDUP NO DIA 02-10-13, tendo como publico alvo os professores de ensino infantil da zona rural e coordenadores pedagógicos do ensino infantil da zona urbana.

A FORMAÇÃO TEVE COMO ABJETIVO socializar as possibilidades de trabalhar na educação infantil com um ambiente letrado, que favoreça o hábito de leitura e aprendizagem das crianças, ao promover experiências significativas de aprendizagem da língua, por meio de um trabalho com a linguagem oral e escrita, se constitui em um dos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado pelas crianças . Essa ampliação está relacionada ao desenvolvimento gradativo das capacidades associadas as quatro competências linguísticas básicas: falar, escutar, ler e escrever.

O trabalho com a linguagem oral e escrita é de extrema importância, uma vez que possibilitará que as crianças possam ampliar suas possibilidades de comunicação, compreensão, participação e acesso ao mundo da cultura escrita. Por essa razão , lançamos o PROJETO DA SACOLA VIAJANTE , assim como também analisamos as características das hipóteses de escrita e leitura, sugerimos como trabalhar atividades voltados para o desenvolvimento da oralidade, leitura e escrita.





Já no dia 02- Capacitação com as merendeiras: palestra sobre a saúde da mulher com o prefeito e médico Dr. Rodrigo Damasceno; saúde bucal com a odontóloga Dr. Raquel; cuidados com os alimentos e inserção das merendeiras no processo de ensino, durante amanhã na CEDUP.já no período da tarde elas passaram por uma oficina de culinária no Lar Novo Hamburgo, sendo acompanhado pela nutricionista Maria do Esperito Santo. As atividades do dia foi encerrada com a formação de linguagem oral e escrita com os professores de ensino infantil ministrada pela coordenadora do ensino infantil, Samia Moura e Katiana Albuquerque, diretora. 








No período da tarde elas passaram por uma oficina de culinária no Lar Novo Hamburgo, sendo acompanhado pela nutricionista Maria do Esperito Santo. As atividades do dia foi encerrada com a formação de linguagem oral e escrita com os professores de ensino infantil ministrada pela coordenadora do ensino infantil, Samia Moura e Katiana Albuquerque, diretora. 



03 de outubro, ou seja, o quarto de trabalho, as merendeiras tiveram um dia de rainha, o retorque que toda mulher precisa. No clube da melhor idade elas receberam um toque beleza: unha, cabelo e maquiagem. Mais essas guerreiras receberam algo mais: atendimento médico e odontológico, exames de PCCU.

 Enquanto as mulheres eram endeusadas os motoristas recebiam instruções do corpo de bombeiro para realização do transporte seguro dos estudantes, dicas de primeiro socorros e os cuidados que devem ter para evitar acidentes. Durante a tarde os professores do ensino rural se reuniram no auditório da CEDUP, na qual foram realizadas várias palestras, com a nutricionista Maria do Espirito Santo, posteriormente, foi à vez da professora Francisca Aragão, representante do núcleo de educação do estado, Leila Oliveira, representante da UFAC, Edmundo Maciel, secretário municipal de educação, e Marisete Souza, coordenadora de ensino. 

 Ambos deram os informes a cerca dos cursos de nível superior que serão oferecidos pela UFAC e o programa PARFOR para os educandos que atuam na educação do campo. Por fim, à noite as merendeiras receberam os certificados do curso de culinária. Estando presente o chefe do executivo municipal, Rodrigo Damasceno, Edmundo Maciel, secretário de educação, Mariste Souza, coordenadora de ensino, Manoel Monteiro, presidente do poder legislativo, os dez supervisores rurais, formadores de estudo do PNAIC, coordenadores dos programas educacionais da SEME e equipe de apoio.








Encerramento do Curso das Merendeiras


Transportadores recebem instruções do corpo de bombeiro para realização do transporte seguro dos estudantes.




Torneio de Futebol









A culminância do projeto foi concluída no dia 04 de outubro com um torneio esportivo na associação da polícia militar contemplando os dez polos rurais e um bingão à tarde no Sinteac para os todos os fazedores de educação no campo.







O projeto “Um Novo Olhar na Educação do Campo” tem o objetivo: Capacitar o profissional do campo valorizando sua área de atuação para que possam atuar na comunidade com mais êxito; Possibilitar a interação dos servidores municipais que fazem educação nas diversas comunidades rurais; Contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e da aprendizagem dos educandos que constituem o ensino o ensino rural municipal.


Tendo abrangido (101) escolas que ficam localizadas na BR, Rios, Igarapés e fazendas; (183) funcionários de apoio: merendeiras, serventes, transportadores, motoristas e cuidadores; (152) professores.

O projeto foi idealizado pelo o Coordenador de Ensino Rural, Francisco Das Chagas da Silva de Souza “Moço”. Sendo executado pelo os profissionais que compõe a equipe da Secretaria Municipal de Educação com a participação de todo o corpo docente e funcionários de apoio da educação rural.



O prefeito Rodrigo Damasceno, parabenizou toda equipe da SEME pela grandeza do projeto e disse que futuramente serão colhidos os frutos. “Estamos vivendo um momento de perseguição, por que acabaram as mamadas, por fazer o certo. Mais lutamos dia e noite para melhorar nossa cidade, fazendo diferente. Nosso objetivo é valorizar e qualificar cada vez mais nossos profissionais”. O prefeito conclui dizendo que a grande razão em trabalhar diariamente é por ver o sorriso estampado em cada face e a luta por dias melhores.


O secretário municipal de educação, Edmundo Maciel, destacou a importância e a grandeza do projeto. “Esse é um projeto de quem tem visão de uma educação de qualidade, “Moço” você estar de parabéns e toda nossa equipe. A educação deve ser igualmente um (tripé) alunos, professores, e o suporte dado pela secretaria”. Maciel também destaca o investimento feito na merenda escolar em 2013, na qual dobrou o investimento feito na gestão anterior e pede para que todos os profissionais caminhem de mãos dadas para construir uma educação de qualidade. 


Maria de Fátima[blusa vermelha], merendeira há 16 anos, falou de sua emoção em participar do curso de culinária. “ Pra mim é um alegria enorme participar pela primeira vez de um curso culinária, faço a merenda há dezesseis anos e jamais tinha ocorrido algo semelhante. Sairemos daqui levando novidade para implantar no cardápio dos alunos. Parabéns a todos por essa realização”.


Leandro Matthaus/Fotos: Abimael e Tamires - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário