terça-feira, 1 de outubro de 2013

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO REALIZA CULMINÂNCIA DO PROJETO “UM NOVO OLHAR NA EDUCAÇÃO DO CAMPO”



A Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Educação realizou na tarde desta segunda-feira, 30, o lançamento do projeto “Um novo olhar na Educação do Campo” com o objetivo de capacitar o profissional do campo valorizando sua área de atuação para que possam atuar na comunidade com mais êxito, possibilitando a interação dos servidores municipais que fazem educação nas diversas comunidades rurais, além de contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços e da aprendizagem dos educandos que constituem o ensino rural municipal. 


Estiveram presentes no ato cerimonial o prefeito Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito, Chagas Batista, o secretário de Educação, Edmundo Maciel, o presidente da câmara, Manoel Monteiro, os vereadores Janaína Furtado e Sidenir das Chagas, representando o núcleo de Educação, Cláudio, o diretor da rádio Nova Era FM, Raimundo Accioly, o presidente do bairro Copacabana, Edfranlis “Dé”, a Coordenadora da UFAC em Tarauacá, Leila Oliveira e José Leite, representando os diretores municipais. 


O prefeito Rodrigo Damasceno salientou a importância da Educação no âmbito geral. “A educação é um fator que precisa ser trabalhado com mais aprimoramento, principalmente quando se trata da zona rural, pois as condições são adversas. Tenham a convicção que vocês são uns verdadeiros guerreiros, verdadeiros batalhadores, enfim pessoas que a gente tem sempre que ser curvar e agradecer do fundo do coração pela a determinação depositada na Educação, melhorando a aprendizagem dos nossos alunos da zona rural”. 


Rodrigo destacou ainda, o relato dos depoimentos prestados pelo os professores agradecendo a oportunidade de aprimorar os conhecimentos. “Essa atitude dos relatos me deixa muito feliz, por lidar com a nova realidade da Educação em nosso município. Lembrando que toda esta conquista é fruto do nosso esforço, em parceria, com o governo do Estado e também, com a contribuição dos nossos vereadores, em qualificá-los nossos orientadores no período certo, sem contar, a grande equipe atuante da Educação, existente em nossa gestão”, finaliza o prefeito. 


“ A qualidade da Educação na zona rural está acontecendo, graças a condição, a capacidade e a coragem que temos de mudar a realidade do ensino do Brasil. Nosso objetivo é proporcionar melhores condições de trabalho, de salário, enfim, escolas mais descentes, nós queremos e estamos lutando por isso. A partir de agora, estamos dando passos firmes, no sentido de fazer com que as coisas possam crescer gradativamente”, salienta o vice-prefeito, Chagas Batista. 


O secretário de educação, Edmundo Maciel parabenizou todos os colaboradores e autoridades municipais, em especial, o prefeito Rodrigo Damasceno que proporcionou todas as condições e estrutura para este encontro realizado durante toda a semana, em seguida, ressaltou a importância do projeto. “A educação na zona rural tinha outra forma, mas quando nós nos propomos a assumir as responsabilidades do município, uma das nossas propostas de governo era um olhar especial para a Educação no campo, e hoje nós estamos cumprindo uma parte daquilo que sonhamos com bastante responsabilidade”, afirma o secretário. 


Segundo o mentor do projeto Francisco das Chagas “Moço”, o projeto em parceria com a coordenação de ensino rural, sob a direção da coordenadora, Marizete Silva, “é voltado para a qualificação e valorização dos professores, merendeiras e transportadores que juntos fazem a diferença na qualidade de ensino e aprendizagem na educação do campo”, enfatiza Francisco.


A professora Leila trabalha há 4 anos na escola Coronel José Marcos 22 situada na zona rural, fez um relato sobre a importância da progressão do aprendizado na zona rural, o projeto é baseado em uma grande oportunidade ,e agradeceu também o privilégio de estar participando do PNAIC – Programa Nacional de Alfabelização na Idade Certa. “ É motivo de muita alegria estar representando essa turma, pra mim o PNAIC veio para revolucionar o Ensino na zona rural, eu sou apaixonada por esse programa, porque acredito que ele representa o futuro  de nossas crianças”, concluiu a professora.



Supervisores e Coordenadores Pedagógicos da SEME.




Tamires Soares/ Fotos: Abimael Lopes - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário