sexta-feira, 1 de novembro de 2013

PREFEITO EM EXERCÍCIO, MANOEL MONTEIRO, PARTICIPA DA AULA INAUGURAL DO PROJOVEM URBANO

O prefeito em exercício, Manoel Monteiro, participou nesta quarta-feira, 30, da aula inaugural do Projovem urbano na escola estadual Rosaura Mourão Da Rocha.

O Projovem Urbano destina-se a jovens de 18 a 39 anos que apesar de alfabetizados não concluíram o ensino fundamental. Os jovens participam de um curso com duração de 18 meses ininterruptos, com carga horária de duas mil horas. O Projeto Pedagógico Integrado – PPI do Programa prevê a articulação de três dimensões: a formação básica no ensino fundamental por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos; a qualificação profissional inicial composta de formação técnica geral e de formação técnica específica; e a formação para a participação cidadã. Os jovens recebem um auxílio de R$ 100 por mês condicionado a 75% de frequência nas atividades presenciais e a entrega de trabalhos pedagógicos.


Atualmente a coordenação do Projovem Urbano está sob responsabilidade do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão/SECADI. Desse modo o Programa passa a integrar a política educacional, sendo desenvolvido no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos em articulação com as políticas públicas de juventude.


Além do prefeito em exercício, estiveram presentes a vereadora Janaína Furtado, a coordenadora do núcleo de educação do estado, Prof.ª Francisca Aragão, o presidente do Sinteac, Eurico Paz, Marina Machado, coordenadora do programa em Tarauacá, Prof.ª Vera Saad, coordenadora estadual do programa, prof.ª Deise Catão, representando a escola Rousara Mourão, Marcio André, parceiro do programa.

Este ano o programa terá cinco turmas com estimativas de 200 alunos. Previsão do termino do curso é para 2015.

Em Tarauacá o índice de analfabetismo atinge 31% da população, isso implica em um conjunto de fatores negativos, dentre eles, a isenção da cidadania.

[
A aluna Maria Élica, leu uma poesia sobre a importância. E, se emocionou no final da leitura, pois a mesma estará indo morar em Rio Branco em busca de seus objetivos. 


Logo em seguida os alunos da escola municipal 15 de Junho, realizaram uma apresentação de dança. 


A professora Francisca Aragão, coordenadora do núcleo de educação, falou sobre o programa. “Esta oportunidade é única, onde os alunos tem que abraçar e aproveitar para aprender, não só as disciplinas didáticas, como também a conviver socialmente”. 


O prefeito em exercício, Manoel Monteiro, cumprimentou a mesa em nome do aluno Antônio da Silva, mesmo sendo cadeirante, não mediu esforços para está presente. Isso demonstra seu comprometimento em aprender. “Espero que todos aproveitem a oportunidade, porque o caminho mais próximo para a sobrevivência é o conhecimento”. Monteiro parabenizou todos os orientadores, em nome, do prefeito Rodrigo Damasceno que está em Brasília em busca de recursos para melhoria de nossa cidade, e não tem medido esforços para melhorar nossa educação. 


O aluno Antônio da Silva, é um exemplo de superação, mesmo sendo cadeirante, permanece firme na luta para concluir seus estudos. “Nós cadeirantes nos deparamos com muitos obstáculos tanto no que se refere ao nosso deslocamento quanto às questões de empregabilidade e relacionamento social, com isso, procuro me manter firme como exemplo de superação para pessoas que vivem se queixando da vida, na qual se encontra. Quero aprender e aperfeiçoar ainda mais meu conhecimento, pois não se cai uma folha de arvore se não for pela vontade de Deus”.




 Leandro Matthaus com a colaboração da Tamires Soares- Assecom Tarauacá

Foto: Abimael Lopes- Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário