O prefeito Rodrigo Damasceno e o vice-prefeito Chagas Batista, participaram na terça-feira, 19, no Clube das Acácias-Maçonaria- da sessão solene em comemoração aos 50 anos de fundação da Câmara de vereadores de Tarauacá. Na sessão varias pessoas foram homenageados com o titulo de "Cidadão Tarauacaense".
Além do prefeito e do vice, estavam presentes os deputados estaduais Manoel Morais, Moises Diniz (presidente em exercício da Aleac), Walter Prado, o ex-prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, os juízes de direito, Dr. Anastácio Menezes Filho e Romário Divino, vereadores de Cruzeiro do Sul e Feijó. Com exceção dos vereadores de Cruzeiro e Feijó, os demais nomes citados receberam o titulo cidadão tarauacaense pelo relevante serviço prestado a esta cidade.
A 13ª legislatura da Câmara é composta por onze parlamentares: Manoel Monteiro, Presidente, Lulu Neri, vice-presidente, Ezi Aragão, 1º secretário, João Moreira, 2º secretário, Janaína Furtado, Narso Kaxinawá, Marlindo Pinheiro, José Sidenir, Mirabor Leite, Jesus Sérgio, Roberto Freire (não compareceu ao evento).
História da Câmara
A Câmara Municipal de Tarauacá foi instalada no dia 27 de setembro de 1963, no edifício do Fórum desta cidade, como sede provisória, com a presença dos vereadores José Nazareth Cruz Veras, Reydiner Hilário de Mattos, Odilon Vitorino de Siqueira, Tupanir Gaudêncio da Costa, José Pinheiro do Vale. Sendo o Presidente o vereador José Nazareth Cruz Veras e o Vice-Presidente o vereador Odilon Vitorino de Siqueira.
A Câmara funcionou ainda em um edifício pertencente a Prefeitura Municipal, Av. Antônio Frota e no salão do Teatro Municipal à rua Cel. Juvêncio de Menezes, como sede provisória.
A mesma passou a ter sede própria a partir de janeiro de 1975 à rua Cel. Juvêncio de Menezes, 268, denominada Sala das Sessões “Dr. Juscelino Kubitschek” tendo como presidente o vereador Jesus Océlio Roque Mourão.
Em homenagem ao ex-prefeito e ex-vereador, Antonio Américo de Figueiredo, a sala das sessões recebe seu nome- nos anais do parlamento não há registro do ano que foi mudado.
O evento contou ainda com a presença do coral da Assembleia Legislativa do Acre, que fez abertura do festejo com o hino acriano, posteriormente, emocionando a todos com o magnífico hino tarauacaense.
O prefeito Rodrigo Damasceno parabenizou a Câmara pelo quinquagésimo aniversário. Salientando que este ano o número de projeto aprovado pelo legislativo tarauacaense foi recorde. Frisando ainda que, não existe oposição ou situação, existem onze vereadores que trabalham em conjunto com o executivo por melhorias de Tarauacá.
Nenhum comentário:
Postar um comentário