Aconteceu nesta quarta-feira, 13, uma reunião na Secretaria de Promoção Social, reunião entre o Secretário de Promoção Social, Antônio da Silva Araújo “Príncipe”, a representante do Instituto Dom Moacyr em Tarauacá, Rosinéia Frota, para debater com os representantes do Instituto Dom Moacyr em Rio Branco, Daniel Carvalho e Alisson Soares, a pactuação de mais 50 vagas para o Pronatec, através de cursos profissionalizantes para o setor do comércio e indústria de Tarauacá, a partir de 2014.
Atualmente a Secretaria de Promoção Social, em parceria com o Instituto Dom Moacyr deve capacitar até o final de 2013, mas de 50 pessoas, em diversos cursos, onde muitas dessas pessoas que já terminaram a capacitação já estão trabalhando na área.
Com isso, agora em parceria com o Instituto Dom Moacyr, a Prefeitura de Tarauacá quer mais vagas para 2014, mas priorizando os cursos profissionalizantes voltados a indústria, onde o Instituto Dom Moacyr durante a reunião disponibilizou 53 vagas, separadas em 37 cursos diferentes.
Desta forma, durante a reunião, a entidade e a Secretaria de Promoção Social escolheram junto com o Instituto Dom Moacyr os cursos que serão oferecidos abaixo:
As inscrições destes cursos do Instituto Dom Moacyr começam no inicio de 2014. Segundo o Secretário de Promoção Social, “Príncipe”, o município já realizou na metade do ano a primeira formatura do Pronatec, onde entregou ao mercado de trabalho mais de 130 trabalhadores capacitados, e no final do ano outra formatura. Os primeiros cursos foram feitos em parceira SENAC e agora a pactuação para 2014 está sendo feita com o Instituto Dom Moacyr, sempre mudando o foco dos cursos. Lembrando que em 2014, os beneficiários de cursos profissionalizantes receberão um auxílio estudantil, com uma média de renda no valor de R$ 200,00 à R$ 800,00, de acordo, com seu cadastro único.
“O Pronatec existe desde 2009, mas em Tarauacá somente este ano foi colocado em prática, já com a formatura dos primeiros capacitados em cursos profissionalizantes. Até dezembro de 2012, o nosso município estava em último lugar em ofertas de cursos, hoje estamos em terceiro lugar em geração de emprego e vagas de curso profissionalizantes”, disse Príncipe.
Tamires Soares/ Fotos: Abimael Lopes - Assecom Tarauacá
Nenhum comentário:
Postar um comentário