sexta-feira, 8 de novembro de 2013

TARAUACÁ SEDIA PELA PRIMEIRA VEZ O ENCONTRO DE SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE PROMOÇÃO SOCIAL DO ACRE


O município de Tarauacá estar sediando pela primeira vez o encontro dos secretários municipais de promoção social do estado. Este encontro tem como principal objetivo a pactuação de novos cursos do Pronatec para o ano de 2014, encontro dos COEGEMEAS (Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social) e Comissão Intergestora Bipartite (CIB). Destacando que o município foi escolhido como sede do encontro por ter sido referência ao MDS (Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome) na execução dos cursos ofertados. 


O evento estar sendo realizado no auditório da CEDUP, a abertura ocorreu na tarde de (ontem) quinta-feira, 07, e será encerrado hoje, 08.


No dia 07: na abertura foi debatido sobre o balanço do programa PRONATEC/BMS (Brasil sem miséria) no estado. Estando presente o prefeito Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito Chagas Batista, Bruno Barbosa, analista de politicas públicas do MDS, Manoel Monteiro, presidente da Câmara de vereadores, Antônio Torres, secretário de estado de desenvolvimento social, Antônio Araújo “Príncipe”, secretário municipal de assistência social.


Também estavam presentes os secretários municipais de assistência social de Acrelândia, de Assis Brasil, de Brasiléia, de Bujari, de Capixaba, de Cruzeiro do Sul, de Epitaciolândia, de Feijó, de Jordão, de Mâncio Lima, de Manoel Urbano, de Marechal Thaumaturgo, de Plácido de Castro, de Porto Walter, de Porto Acre, de Rio Branco, de Rodrigues Alves, de Sena Madureira e Santa Rosa do Purus. Além dos representantes das instituições ofertantes dos cursos, que são: IFAC, Senac, Dom Moacyr, Senai, SEDS e Senar.



Já no período da noite foi realizada a entrega de certificado dos concludentes do curso de camareira e depoimento dos educandos. 

A prefeitura de Tarauacá, através da parceira com o governo do estado Acre, via as instituições ofertantes estar capacitando cerca de 400 tarauacaenses, em 19 cursos profissionalizantes. 



O encontro dos secretários se encera hoje. Pela manhã tivemos uma apresentação do grupo de dança do PETI, logo em seguida foi debatido o tema PRONATEC: mercado de trabalho no estado, e no período da tarde reunião do CIB: reordenamento dos serviços de acolhimento nos municípios, vigilância sócio assistencial, conselho tutelar, informes.



O prefeito Rodrigo Damasceno, disse estar muito feliz por Tarauacá sediar este encontro. Também agradeceu o secretário Torres (seds) e o governador Tião Viana pela sensibilidade que tiveram em auxiliar a administração municipal em manter o Lar Novo Hamburgo (abrigo) funcionando. “Este evento servem para nós termos a devida noção do que já foi feito pelo nosso país, tendo iniciado no governo do ex-presidente Lula, com o programa Bolsa Família. Mais ele foi além com a criação do Pronatec que é capacitar os beneficiários, dando lhes uma profissão, permitindo melhoria de renda”. No seu discurso para os formandos há noite, o prefeito enfatizou que “não adianta vender ilusão, nem comprar esperança, temos que dar oportunidade”, concluiu. 


O vice-prefeito Chagas Batista em seu pronunciamento disse que “Tarauacá estar vivendo uma verdadeira revolução através da capacitação profissional”. Batista afirmou ainda que, “quem critica o Bolsa Família é porque nunca passou fome ou teve dificuldade”.




O presidente da Câmara de vereadores, Manoel Monteiro, comparou a gestão do secretário municipal de assistência social “príncipe” com a do presidente Lula. Afirmando que o secretário estar fazendo uma revolução no município. 


O secretário de estado de desenvolvimento social, Antônio Torres, afirmou que o Instituto Dom Moacyr já capacitou mais de dez mil acreanos. “o governador está investindo grandemente e fortalecendo todas as áreas. Parabéns ao prefeito, ao secretário, por oferecerem oportunidade dos tarauacaenses se capacitarem”, concluiu



Mara Lima, coordenadora geral do Instituto Dom Moacyr, agradeceu aos secretários pela receptividade e por compreender a magnitude que é o programa Pronatec. E, concluiu dizendo que em 2014, o Instituto quer fazer mais e melhor. 



O analista de politicas públicas do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Bruno Barbosa, fez um balanço do programa no estado, ressaltando que o Acre em 2013, matriculou mais de dez mil acreanos. Segundo o Barbosa o objetivo maior do Pronatec é elevar a renda, a inclusão social e a qualificação dos beneficiários dos programas sociais e dos cidadãos que estão inserido no CadÚnico . “É graças a vocês (secretários) que conseguimos chegar com os cursos do Pronatec as pessoas que mais precisa”, concluiu. 



O secretário de promoção social, Antônio Araújo “Príncipe”, o anfitrião do evento, expôs aos colegas o trabalho desenvolvido pela sua pasta. “ Me sinto muito feliz por Tarauacá ter sido escolhido como sede deste evento tão importante, mais feliz ainda, pois neste encontro iremos debater as politicas sócio assistências , trocar experiências e pactuar novos cursos para 2014”.



O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal do Brasil no dia 26 de Outubro de 2011 com a sanção da Lei nº 12.513/20111pela Presidenta Dilma Rousseff. O programa tem como objetivos expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para alunos brasileiros.








































































































Por Leandro Matthaus/foto: Jardy Lopes e Abimael Lopes- Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário