segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

UM ANO POSITIVO PARA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE TARAUACÁ


O primeiro ano de mandato da nova administração de Tarauacá se completa nesta terça-feira, 31. O ano se encerra com um saldo positivo, haja vista que, os desafios surgidos ao longo deste 2013 para a gestão do prefeito Rodrigo Damasceno e do seu vice, Chagas Batista, não foram poucos. A prefeitura de Tarauacá inicia 2014 totalmente adimplente com convênios e parcerias, com instituições federais e bancárias e, principalmente, com compromissos financeiros com fornecedores, servidores, entre outros.
Rodrigo Damasceno lembrou que o primeiro desafio foi exatamente garantir o pagamento dos servidores públicos que estavam com mais de dois meses de atraso. “Iniciamos o nosso mandato já com essa tarefa de garantir o pagamento dos servidores, pois a administração anterior deixou dívidas superiores a dois meses de salário. Tivemos que fazer um exercício de muito controle de gastos, e assim fizemos até honrar com a dívida com os funcionários públicos”, explicou Damasceno.
Da mesma forma, a prefeitura teve que regular gastos para quitar dívidas com o comércio local, já que também haviam pendências. “Nossa cidade tem uma economia modesta e o comércio não pode segurar por muito tempo as dívidas do poder municipal.”
O prefeito contou que todos esses acertos foram feitos no primeiro semestre. Da mesma forma, desde os primeiros dias de mandato, a equipe econômica da gestão municipal se debruçou para resolver outro grande problema: as pendências com convênios e financiamento diversos, entre outras que impediam a administração de Tarauacá de contrair novos financiamentos e que ameaçavam até mesmo os repasses constitucionais do governo federal, como o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é o principal recurso das prefeituras.
“Quando há pendência não quitadas, não renegociadas e que não se dá nenhuma satisfação para o governo federal, esses repasses são bloqueados, o que pode provocar o colapso da administração.”
Cerca de R$ 15 milhões foram negociados, garantindo que a prefeitura pudesse ficar adimplente diante do Serviço Auxiliar de Informações para Transferências Voluntárias (CAUC). Com base na Medida Provisória 589/2012 a prefeitura realizou acordo para o pagamento dos valores em 60 parcelas de R$ 90 mil.
Salários em dia
Em menos de um ano, Rodrigo Damasceno e sua equipe tiraram a administração pública da condição de “caloteira” para a de totalmente adimplente. Honrar com salários e benefícios foi a prioridade. Tarauacá foi uma das primeiras prefeituras acreanas a pagar o décimo terceiro salário e atrasos no pagamento dos salários registrados no início de 2013 virou coisa do passado.
“Fizemos o pagamento do décimo terceiro e já concluímos o pagamento do mês de dezembro. Desta forma, entramos o ano de 2014 com todos os pagamentos em dia”.


FONTE: http://aquirynoticias.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário