segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

UNIDADE MÓVEL FLUVIAL SUPERA EXPECTATIVAS E REALIZA MAIS DE SETE MIL ATENDIMENTOS NAS COMUNIDADES DO ALTO RIO TARAUACÁ


COMUNIDADE ÁGUA VIVA

FATO INÉDITO: PREFEITURA DE TARAUACÁ LEVA PELA A PRIMEIRA VEZ AÇÃO DE SAÚDE INTEGRADA, ESPORTE E CIDADANIA A ALDEIA INDÍGENA ÁGUA VIVA


Os atendimentos fazem parte do cronograma da Unidade Móvel Fluvial que está percorrendo o Alto Rio Tarauacá com saída no dia 13 e chegada no dia 27, do corrente mês, esta ação está sendo realizada pela a Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Governo do Estado. A Unidade Móvel Fluvial leva atendimento médico/odontológico e prestação de serviços como emissão de carteiras de trabalho, alistamento militar, cabeleireiro e cadastramento do Bolsa Família.


Durante toda a terça-feira, 21, a equipe da Unidade Móvel Fluvial, acompanhada do prefeito Rodrigo Damasceno, do secretário de saúde, Carlos Tadeu, do vereador Narço Kaxinawá, do coordenador de ensino rural, Francisco das Chagas, mais conhecido como “Moço” e outras lideranças realizou os atendimento de saúde e cidadania, para os indígenas da aldeia Água Viva, tendo como referência um fato inédito, pois às vezes que as administrações passadas realizavam ação como estas, sempre excluíam os povos indígenas e, hoje pela a primeira vez em toda a história de Tarauacá, o governo municipal demonstrou o respeito e a solidariedade aos indígenas, sendo muito agraciado pelo os moradores e superando as expectativas.


Na Aldeia Àgua Viva, moram cerca de 300 índios da etnia Kaxinawá. O percurso até o local só é possível pelo rio. Fazem parte da equipe quatro médicos, uma enfermeira, dois cadastradores do Bolsa Família, dois dentistas, dois cabeleireiros, duas Téc. em Enfermagem,uma pessoa na emissão de Título Eleitoral, duas pessoas emitindo Carteira de Trabalho, uma na Farmácia e o pessoal de apoio.No final de cada consulta os pacientes receberam inclusive prescrição médica e puderam pegar os medicamentos na farmácia instalada em uma das salas da Unidade Móvel. Dessa forma, a Ação Prefeitura na Comunidade vai se fortalecendo e conquistando a confiança da população porquanto complementa um serviço que já é de qualidade.


O prefeito Rodrigo Damasceno explicou que a prefeitura tem ações que se dá em todos os segmentos com a mesma intensidade e qualidade, não existe separação entre o que é zona rural e o que é zona urbana, salientando que não são obras que se leva para o Alto Tarauacá mas sim o que há de melhor também oferecido na cidade. Quanto a parceria com o governo do Estado disse que durante 3 anos não realizavam este trabalho nas comunidades rurais e, hoje graças a parceria com o governo Estadual e Federal está rompendo esta resistência e , agora está sendo vivenciado um novo tempo e muitas outras ações acontecerão com o apoio estadual, a exemplo disso, o Programa Mais Médicos que hoje estão atendendo com quatro médicos a população ribeirinha. “A população na zona urbana não está sem assistência, o trabalho está sendo feito também nas Unidades Básicas de Saúde, inclusive no período noturno, o barco vem para aumentar a capacidade de serviços oferecidos, inclusive prestando assistência social e ainda mais dignidade”, explicou.


“É a primeira edição do Programa “ A prefeitura nas Comunidades” com um barco hospitalar percorrendo à população do Alto Rio Tarauacá, onde toda a equipe da secretaria municipal de saúde (médicos, técnicos, enfermeiros e funcionários, realizam suas ações e traz atendimentos aos que precisam de atenção na área de saúde.Quero agradecer a todos e ressaltar que esta ação que traz Saúde, Educação, Esporte e Ação Social é uma prova do comprometimento do governo municipal com os povos indígenas e toda a população ribeirinha do nosso município”, disse o secretário de saúde, Carlos Tadeu. 


No período da tarde a Prefeitura de Tarauacá, realizou a semifinal do campeonato de Futebol na Aldeia Indígena Água Viva. Depois de várias rodadas e exatamente seis cinco meses de confronto, os times Cocameira, Povo Junto e Água Viva confrontam-se para decidir que irá para a grande final.


O confronto da semi-final foi entre as equipes da Cocameira e Povo Junto, durante o duelo a equipe da Cocameira ganhou a partida enfrentando a anfitriã equipe da Água Viva. Durante a final a equipe campeã foi Àgua Viva, pelo o placar de 3x1, com dois gols do artilheiro do campeonato, o atacante Ediusmar.


Organizado pela prefeitura o campeonato se somou a comunidade e a Associação da Àgua Viva que fizeram questão de agradecer pela a realização do campeonato de Futebol. “Temos que promover a alegria, o esporte e principalmente, a união dos brancos com os índios a esta comunidade. Queremos ainda, dar o suporte que podemos para que a comunidade realize atividades esportivas. Esperamos fazer muito mais pelo nosso povo da zona rural que eu conheço de perto o sofrimento e as necessidades que eles passam”, destacou o prefeito Rodrigo, em seguida, aproveitou para jogar um futebol com toda a equipe indígena.




Lideranças 


De acordo com as lideranças indígenas essa foi a primeira ação realizada na região indígena do água Viva. Para atender as famílias uma mega estrutura foi montada e mais de 50 pessoas envolvidas no mutirão. Para o tuxaua mais idoso da região, Jorge Lemos, de 83 anos, o prefeito Rodrigo Damasceno realiza um feito que a comunidade esperava há muito tempo. 



O cacique Benedito discursou ao público na língua tupi-guarani, em seguida, traduziu para o português, ele disse que pela a primeira vez recebeu uma ação de saúde pela a Prefeitura na comunidade, há mais de três anos quando subiram com uma embarcação para o Alto Tarauacá ficaram ansiosos aguardando o atendimento mais simplesmente passaram direto e hoje, graças a atual administração está sendo concretizado este sonho, os indígenas garantem estarem felizes por este atendimentos e dizem que vieram em boa hora, com a presença de centenas de pessoas que puderam ser beneficiadas. “A chegada do prefeito Rodrigo Damasceno, que também fez questão de consultar o nosso povo embaixo de uma mangueira e sua equipe é motivo de muito orgulho para todos nós povos indígenas que integram a Aldeia Água Viva”, disse Benedito.














COMUNIDADE MINAS


Na quinta-feira,23 a embarcação chegou a comunidade do Minas e adjacentes, o atendimento durou todo o dia e foi realizado na Igreja de Madureira, onde teve a presença muito grande da comunidade e também do prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado vereador Cacique Narço que fez questão de participar da ação em todas as comunidades inseridas no cronograma da Unidade Móvel Fluvial.


Para o agente de saúde e líder comunitário da Comunidade Minas, Francisco das Chagas. "É muito importante esses serviços estarem sendo oferecidos pra gente, a nossa maior dificuldade é de ir até a cidade, já com esse projeto do Prefeito Rodrigo Damasceno e toda sua equipe, podemos ser atendidos na nossa própria comunidade. Não veio mesmo pra cá quem não quis, mais até barcos pra pegar agente tinha”,conta Francisco.


Durante a ação o paciente Manoel Cosmo, 30 anos da Comunidade Pacujá, ficou sabendo da aça na comunidade Minas,através do rádio, foi até Unidade para consultar e fazer uma emergência já que o mesmo há mais de cinco dias sofria com um Furúnculo na perna. Ao deparar-se com o prefeito e médico Rodrigo Damasceno, Manoel fez questão de agradecer de coração à ação realizada pela a prefeitura e, em seguida, o prefeito realizou a emergência do Manoel, retornando a sua casa com satisfação e medicamentos que foram prescritos pelo o médico.


“Queremos desde já agradecer e parabenizar todo o empenho e apoio do prefeito, do vice, dos secretários, assessores, profissionais em saúde, ação social, esporte, cultura por essas ações, pois é uma maneira de oferecer e dar oportunidade aos que precisam”, finalizou o vereador, Cacique Narço Kaxinawá.













COMUNIDADE APUDIR 


Saúde, Ação Social e Cidadania tiveram suas ações na Comunidade Apudir e Comunidades Adjacentes por todo o dia de sexta,24, os atendimentos foram na Escola Municipal Rural Almério Bandeira de Melo. A comunidade beneficiada fica localizada há 5h de barco da Cidade, onde teve a presença maciça dos moradores e o acompanhamento do prefeito Rodrigo Damasceno e dos vereadores João Moreira e Lulu Neri. 


Os atendimentos tiveram inicio ás 08 horas da manhã com o encerramento ás 17 horas, onde os produtores e moradores tiveram os seguintes atendimentos na parte da saúde: 


Clinico em Geral, Odontólogo, Consulta de Enfermagem, Exames Preventivos, Vacinas em geral, Testagens rápidas em HIV, Sífilis, Hepatite B e C, Curativos, Orientações á Saúde, Farmácia, Emissão da Carteira de Trabalho e Título Eleitora,Cortes de Cabelos,Entrega de Medicamentos,Acompanhamento do Bolsa Família em Saúde. 


“A meta da prefeitura é levar as ações e os serviços aos lugares mais distantes. E esta tem sido nossa principal preocupação em cumprir no nosso Governo, transformando a gestão em um Novo Tempo de se viver e estar presente na vida das pessoas”, esclareceu o prefeito Rodrigo Damasceno.


“Conforme programa de governo da gestão do prefeito Rodrigo Damasceno e do Vice Chagas Batista e de toda a equipe, onde cada cidadão e cidadã Tarauacaense tenha oportunidade de usufruir com os serviços prestados da gestão em todas as áreas”, enfatizou o vereador, Lulu Neri. 


“Fico feliz em ver todos os moradores e produtores dessa e das demais comunidades serem beneficiadas com essas ações que estão sendo desenvolvidas pelas equipes da secretarias municipais de saúde e ação social”, concluiu o vereador João Moreira. 



COMUNIDADE JOACÍ 


Já no sábado, 25 a equipe da Unidade Móvel Fluvial chegou a comunidade Joací, quem se integrou à equipe para acompanhamento dos atendimentos além do prefeito Rodrigo Damasceno que vêm participando e consultando a população ribeirinha, foi o vice-prefeito, Chagas batista, o presidente da Câmara de Vereadores, Manoel Monteiro e o proprietário da localidade da ação o Sr. Raimundo Damasceno, ambos fizeram questão de destacar a importância do evento e também as parcerias realizadas pela prefeitura para que uma gama tão grande de benefícios pudesse chegar às comunidades de uma maneira rápida e, principalmente, eficiente. 


“Foi um acerto muito grande da prefeitura porque através das parcerias com as diversas instituições e as próprias associações de moradores a gente consegue fazer com que os serviços possam chegar com mais rapidez e praticidade a essas comunidades ribeirinhas que mais precisam”, afirmou o vice-prefeito, Chagas Batista. 


Os moradores, nos últimos meses, têm recebido muitas melhorias, como o funcionamento da Unidade de Saúde João Wanderley funcionando no período Noturno e nos finais de semana, atendendo com exclusividade os ribeirinhos e população da zona rural,em geral. Por isso, as lideranças comunitárias fazem questão de agradecer ao prefeito Rodrigo Damasceno por levar os serviços da prefeitura até lá. 


O empresário Raimundo Damasceno, responsável por ceder o espaço para a realização da Ação de Saúde e Cidadania e liderança da Comunidade Joací e adjacentes, diz que essa iniciativa é muito importante porque aproxima a prefeitura da comunidade. "O prefeito Rodrigo Damasceno e toda esta equipe qualificada de Saúde, em nome do Secretário Carlos Tadeu estão de parabéns e a nossa comunidade só tem a ganhar", disse 



“Levar benefícios em todas as áreas da prefeitura para as comunidades da zona rural, é uma atitude de uma boa equipe e um bom administrador, pois nessas localidades existem seres humanos que precisam de atenção e carinho, isso faz com que os políticos que são eleitos pelo povo, tenham dignidade e respeito. É uma ação que merece todo o nosso elogio e apoio, parabéns ao prefeito, vice e toda a sua equipe”, ressaltou o presidente da Câmara, Manoel Monteiro. 










COMUNIDADE SACADO 


Para consolidar ainda mais o sucesso da Unidade Móvel Fluvial, a equipe realizou o encerramento da ação na comunidade Sacado, durante todo o domingo, 26. Foi um verdadeiro sucesso a 1° Ação Comunitária da Unidade Móvel Fluvial no Alto Rio Tarauacá, através da Prefeitura de Tarauacá. Centenas de pessoas compareceram na Escola Municipal Rural – Elisa Soares Cavalcante onde puderam ter acessos aos mais diversos serviços de saúde, assistência social, cortes de cabelo, e acima de tudo cidadania, com a emissão de título eleitoral e carteira de trabalho. O líder do Governo na Câmara Municipal, José Sidenir, também aproveitou a oportunidade para se integrar à equipe, na Comunidade Sacado, última comunidade atendida pela a equipe da Unidade Móvel Fluvial, nesta 1° Ação Comunitária no Alto Rio Tarauacá. 


“Parcerias fazem o sucesso desta ação”, diz prefeito ao lembrar Tião Viana 


O Vice-prefeito, Chagas Batista acompanhou o prefeito, que fez questão de nominar cada um dos parceiros que ajudam na realização da Prefeitura na Comunidade. “São eles que ajudam a fazer o sucesso desta ação”, disse o prefeito ao agradecer, entre tantos outros, ao governador Tião Viana e a presidenta Dilma pelos valiosos préstimos no projeto”. 


De acordo, com o prefeito Rodrigo Damasceno é importante que a prefeitura ofereça serviços na própria comunidade. De outra forma, acredita, dificilmente as pessoas teriam acesso a eles. “É um conjunto de ações que leva cidadania e a gente fica feliz em saber que está tendo uma resposta da população, porque a comunidade aqui do Alto Rio Tarauacá compareceu de forma maciça e isso é muito bom”, destacou. 


“Estamos fortalecendo uma sociedade de direitos e nossa e função é garantir que esses direitos se façam cumprir, nossa gestão quer se aproximar ainda mais da população e uma ação como essa nos possibilita essa aproximação com a comunidade”, completou. 


Quem também aprovou a iniciativa da prefeitura foi a merendeira da escola Elisa Soares Cavalcante, Maria Brasilina. "Muitas pessoas não tem como se deslocar daqui para ir até a cidade, pois a maioria da população é de produtores rurais. Por isso, só temos a agradecer a prefeitura", disse. 

O PERSONAGEM DE UMA GRANDE AÇÃO 


Ele é produtor rural, liderança em sua comunidade, e vê na Ação Prefeitura na Comunidade a possibilidade que as pessoas precisavam de ao mesmo ter acesso a produtos e serviços públicos como jamais ocorreu. O seu Rossí é presidente da Associação e ajuda a coordenar, junto com o município a Escola Municipal Elisa Soares Cavalcante, onde foi realizada a grande ação de saúde e cidadania. 


Sorrindo,o Sr. Rossí e sua esposa Antônia agradecem o resultado do trabalho do governo municipal em prol da população ribeirinha: “isso aqui é o que a comunidade realmente precisa”, diz, alegre por si e seus amigos. 



                                 


                            


Tamires Soares/ Fotos: Jardy Lopes - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário