A equipe técnica da Agência de Desenvolvimento do Amazonas/ADS, em parceria, com a Secretaria Estadual de Planejamento,a Secretaria Estadual de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar/ SEAPROF e a Sociedade Organizada, representada pelo o representante da CAETE, em Tarauacá, estiveram reunidos com o prefeito, em exercício, Chagas Batista, na última quarta-feira, 12, para discutir assuntos relacionados a implantação de uma cadeia produtiva de açaí natura e de cultivo, na regional Tarauacá/Envira. O objetivo é atender e melhorar os plantios de todos os cooperados, visto que, o município é considerado um dos grandes produtores de açaí nativo e vem alcançando grandes resultados com a venda e até, exportação de açaí in natura.
Estiveram presentes, o representante da Secretaria Estadual de Planejamento, Roger Daniel, o coordenador da Agência de Desenvolvimento do Amazonas/ ADS, Willis Vieira, acompanhado de Joana, o representante da CAETE, Erismar Souza, o líder do governo municipal na câmara de vereadores, José Sidenir, além do representante da SEAPROF, Vicente Simões.
Segundo o prefeito, Chagas Batista, encontros como estes, aumentam as esperanças da administração e indica que tudo está caminhando para o lado certo, vencendo as dificuldades econômicas da região, para atender a grande demanda haverá a necessidade de um investimento planejado de sementes e plantio selecionados. “O assunto trouxe boas expectativas aos produtores que terão mudas de qualidade e certificadas, o que sem dúvida vai fortalecer a cadeia produtiva do açaí no município, sem contar que, com essa implantação, temos plena convicção que vamos melhorar, em especial, a qualidade de vida das pessoas da floresta, melhorar também, os indicadores sociais e avançar no desenvolvimento econômico de Tarauacá, levando apoio à extração, a plantação, a industrialização e comercialização”, ressaltou o prefeito.
Para o líder do governo, José Sidenir, a reunião foi bem gratificante e almeja vários motivos importantes, tais como: a permanência do homem do campo que será mantida com a implantação da cadeia produtiva do açaí em Tarauacá. “Temos muita matéria-prima para suprir as demandas e os produtores conseqüentemente vão melhorar a qualidade de vida, com isso, vão ganhar mais parceiros, para obtermos ainda mais sucesso”.
“Com a implantação da cadeia produtiva de açaí aqui no município de Tarauacá, vamos proporcionar mais uma oportunidade de melhoramento de vida dos produtores e buscar mais parceiros para ingressar na cadeia de açaí, temos proposta de uma agroindústria que vai exportar tanto polpa de açaí, como outras frutas, e a partir de 2015 será feita a industrialização aqui em Tarauacá”, finalizou o representante da CAETE, em Tarauacá, Erismar Souza.
Tamires Soares - Assecom Tarauacá
Nenhum comentário:
Postar um comentário