sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

PREFEITURA DE TARAUACÁ REALIZA SERVIÇOS DE RECUPERAÇÃO DE RUAS E DESOBSTRUÇÃO DE BUEIROS


Apesar das chuvas, continuam os serviços de recuperação de ruas nos bairros do município de Tarauacá, que estão sendo executados pela Secretaria Municipal de Obras. Na tarde da última quarta-feira, 19 o secretário municipal de Obras, Luis Meleiro vistoriou os serviços de recuperação da Rua principal do bairro Ipepaconha, interligada ao centro da cidade.


Conforme o Secretário de Obras, Luis Meleiro, esta rua que esta sendo recuperada aqui hoje, foi comprometida pelo tempo e pelo intenso tráfego de transportes de cargas que passam pela cidade, além dos problemas causados pelas fortes chuvas. "A equipe da Secretaria realiza diariamente o serviço de recuperação das ruas do Município, estamos dando prioridade para os casos emergenciais e que prejudicam a segurança dos moradores", destaca. Todos os dias equipes da secretaria realizam serviços de concertos, reposição e reparos do calçamento e desentupimento de bueiros. 


Um dos serviços que demanda diariamente muito tempo para ser executado é a limpeza dos bueiros. Entupimento de bueiros também causam problemas nas ruas. Se os bueiros estiverem entupidos com terra, sujeira e lixo, a água não drena (não corre), as ruas ficam alagadas, danificando o pavimento e abrindo buracos. Outro problema é o despejo de restos de materiais utilizados em obras particulares, como cimento, terra e brita que acabam entrando nas bocas de lobo bloqueando o escoamento das águas. Há casos em que é preciso uso de equipamentos especiais para quebrar as crostas.



DESOBSTRUÇÃO DE BUEIROS


Outra ação e que vem se mostrando eficiente, no sentido de minimizar ocorrências de alagamentos em ruas, a Prefeitura vem realizando desde dezembro a limpeza e desobstrução de bueiros e galerias de águas pluviais. Servidores municipais realizam limpeza e desobstrução das bocas de lobo, o que possibilitará maior vazão de águas das chuvas.



Na manhã de quinta-feira, 20, a equipe da Secretaria de Obras, realiza os trabalhos de desobstrução de bueiros e limpeza de “valões” no bairro Senador Pompeu, bairro este com maior risco de cheias, no período das chuvas. O equipamento utilizado é da Secretaria Municipal de Obras, que é a responsável pela coleta de lixo domiciliar no município, e os serviços de limpeza de bueiros prosseguirão nas demais regiões da cidade, priorizando-se áreas que apresentarem maiores riscos.     



Segundo informa a secretaria equipes vem realizando ações na desobstrução das redes de águas pluviais, limpando galerias e bueiros, trocando manilhas antigas e com problemas, tudo isso visando evitar transtornos causados por chuvas mais fortes. "Orientamos as pessoas que não joguem lixo na rua porque este material vai parar nos bueiros, causando o entupimento. Essa conscientização é muito importante", explica o secretário, lembrando que também é comum encontrar fraldas, garrafas pet, sandálias e até mesmo móveis.  

Tamires Soares/ Fotos: Abimael Lopes - Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário