quarta-feira, 26 de março de 2014

PREFEITURA MUNICIPAL DE TARAUACÁ REALIZA ENCONTRO COM LIDERANÇAS COMUNITÁRIAS DA BR-364 SENTIDO TARAUACÁ/CRUZEIRO DO SUL


Visando a melhoria na interatividade entre a Administração Municipal e as Comunidades, principalmente as mais longínquas da Zona Rural, que em sua maioria anseiam por ações eficientes e emergenciais por conta do grau de dificuldade que têm em obter acesso à saúde, educação, esporte, lazer e segurança. Diversos líderes comunitários diariamente procuram a Prefeitura em busca de soluções para que o povo de Zona Rural esteja significativamente assistido pelo Poder Público Municipal visando uma melhor qualidade de vida para todos.


Em virtude destes anseios o Prefeito de Tarauacá Rodrigo Damasceno e o Vice-prefeito Chagas Batista convidaram a cada líder e representante comunitário para uma reunião em que pudessem debater e deliberar as reivindicações e buscar saída para uma melhor forma de atendimento e interatividade entre Prefeitura Municipal e cada comunidade da BR-364 sentido Tarauacá/Cruzeiro do Sul.


Ao fim da manhã desta quarta-feira, 26, o chefe do executivo recebeu em seu gabinete os líderes e representantes comunitários para uma conversa interativa franca e aberta em que foi possível ouvir muitas reivindicações e congratulações por parte das comunidades. Estiveram presentes na oportunidade, o Vice-prefeito Chagas Batista, o Secretário de Cultura e Desporto João Maciel, do Coordenador de Ensino Rural Francisco de Assis Abreu da Silva, da Coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Administração Thayssa Aguiar do Ó, do Secretário de Agricultura Raimundo Cavalcante da Conceição (De Brito), do 

Após a apresentação de cada líder comunitário, cada um deles teve o momento de falar o que cada comunidade anseia para a melhoria da qualidade de vida.


O Prefeito salientou os desafios que a administração vem enfrentando e conseguindo vencer e os pontos positivos de cada ação cotidiana buscando a melhoria da qualidade de vida da população tarauacaense de modo geral.

Dr. Rodrigo ressaltou o Lançamento do Processo Seletivo para Agente Comunitário de Saúde (ACS) e Microscopista exclusivamente para a comunidade que vive às margens da BR-364, dos 6 (seis) Agentes de Endemias que serão contratados a partir do dia 1º de abril de 2014, da viabilização da presença de um médico do Programa Mais Médicos pelo menos uma vez por semana para o atendimento exclusivo da comunidade e sobre as reais possibilidades de reforma e construção de escolas e salas de aula segundo o que já foi levantado em 2013.


Construção de Escolas-Polo nas comunidades do Mamoré, Boto e Tauari.

O Prefeito destacou sobre a situação professores de zona rural, que dos 130, 112 não possuem Nível Superior e que a prefeitura firmou parceria com o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR e ao final do ano de 2014 haverá CURSO DE NÍVEL SUPERIOR e já ficou assegurado que as vagas serão substancialmente destinadas aos professores de zonal rural que não possuem nível superior.

Rodrigo Damasceno deu ênfase sobre a reserva florestal para o desmate à beira da BR-364 que irá fomentar a fábrica de laminados que será a realização de um sonho e que a mesma deverá estar funcionando á todo vapor a partir do mês de junho.

ESTE ANO EXCEPCIONALMENTE NÃO HAVERÁ FESTIVIDADE NOTURNA DE ANIVERSÁRIO DA CIDADE

O Prefeito Rodrigo Damasceno deixou as comunidades rurais à par sobre a não realização das festividades noturnas em comemoração do aniversário de Tarauacá, apenas a hora cívica.

Rodrigo destacou como ponto fundamenta as condições da malha viária do nosso município e em questão de infraestrutura, uma vez que o orçamento para a realização das de aniversário da cidade estaria em cerca de R$ 150.000,00 e por conta o alto valor orçado, seria melhor investido na compra de asfalto para a pavimentação nossas ruas visando melhor a trafegabilidade de nossa comunidade.

Foi falado ainda sobre o Concurso Público Municipal Permanente, o qual as inscrições estão abertas desde as 12h de hoje, 26, e que todos os moradores de zona rural que possuem desde o ensino fundamental incompleto podem abraças com todas as forças esta oportunidade de um emprego permanente.

PREFEITO E VICE-PREFEITO OUVEM ATENTAMENTE CADA LÍDER COMUNITÁRIO

A começar pela representante da comunidade do Gregório, a líder iniciou parabenizando a Administração por promover este momento em que cada líder pudesse expor as dificuldades que cada comunidade vem enfrentando nos últimos meses. O líder ressaltou a dificuldade de transporte escolar devido os horários em que os ônibus passam para transportar os alunos, também sobre a questão de distribuição e alocação de alunos por turmas ainda é um dos problemas que a comunidade mais enfrenta, bem como a falta de medicamento no posto de saúde da comunidade.



Educação

Com exceção da comunidade do Acuraua, todas as demais comunidades questionaram sobre a dificuldade no transporte escolar para os moradores mais distantes das escolas.

A comunidade do Boto solicitou uma bomba d’água para melhorar a qualidade do abastecimento de água alegando que atualmente não fazem uso de uma água de qualidade para a escola da comunidade.


A comunidade do Liberdade solicitou a construção de uma sala de aula para a última comunidade da BR-364 que pertence ao município de Tarauacá devido à quantidade de famílias que lá residem e necessitam de ensino.

A comunidade do Mamoré parabenizou o esforço da Administração no atendimento à comunidade no que diz respeito ao transporte escolar eficiente.

A comunidade do Tauari destacou o ganho positivo e eficiente que a comunidade obteve com a realização do Processo Seletivo que atendeu algumas demandas antigas da comunidade bem como as demais ações do Governo Municipal e se sabe que tudo visa a melhoria igualitária para todos.

Saúde

As solicitações vão desde o transporte ao abastecimento de medicamentos nas unidades de saúde para a melhoria da qualidade de vida das comunidades.

A comunidade do Acuraua solicitou a presenta de um odontólogo para o atendimento de mais de 45 famílias ribeirinhas.

O caso do senhor Pedro, que disse ter dificuldade de se dirigir até a unidade de saúde, uma que a UBS mais próxima fica a 20 km de sua residência, o que dificulta muito e que o mesmo já foi vítima da malária por mais de 30 vezes.

Cultura, Desporto e Lazer

A comunidade do Boto solicitou uma atenção especial com os jovens e idosos da comunidade que em sua maioria sentem com a ausência de opção de lazer.

A comunidade do Liberdade solicitou uma quadra para o detrimento às demandas pela quantidade elevada de jovens e adultos na comunidade.

Agricultura

A comunidade do Taquari destacou dificuldade que o agricultor tem em transportar seu produto até a cidade para que possa vender e fomentar o comércio, e solicitou um auxílio da Prefeitura para que pudesse viabilizar um transporte para que o agricultor venha a vender seu produto e dar mais qualidade ao mesmo.
Segurança

A comunidade do Taquari salientou a ausência de policiamento aos finais de semana e principalmente quanto se tem eventos que envolvem uma quantidade significativa de pessoas tornando o ambiente propício à eventuais casos de violência.

PREFEITO E VICE-PREFEITO DÃO RESPOSTA MEDIANTE OS ANSEIOS E CONDIÇÕES DA PREFEITURA

No que diz respeito ao transporte escolar, o prefeito Rodrigo Damasceno fez questão de lembrar as dificuldades que o Acre vem enfrentando por questão as cheias do Rio Madeira que deixa o Estado praticamente isolado de Rondônia e destacou a falta de combustível S-10 para o abastecimento devido dos ônibus que em sua maioria utilizam este tipo de combustível e que tão logo esta situação seja contornada a todos terão um melhor atendimento com o transporte escolar de qualidade.


Para a questão da falta de medicamentos em algumas unidades de saúde, já estão sendo providenciados e pedirá um cuidado extra por parte da Secretaria Municipal de Saúde para que não deixe faltar sob hipótese alguma os medicamentos para os moradores de zona rural. E que por questão de ser um ano eleitoral e a legislação vigente não permitir liberação de recursos para a construção de unidades de saúde permanentes, serão retomados os projetos para as unidades de saúde temporárias para que o atendimento de saúde de qualidade possa chegar com a eficiência e qualidade que o povo de zona rural merece.

Sobre a Esporte e Lazer, o Prefeito destacou as emendas que estão praticamente asseguradas pela Deputada Federal Perpétua Almeida para a construção de Quadras Esportivas para atender a demanda dos Esportistas da Zona Rural.

O Vice-prefeito destacou o fato de o município ter contratados músicos que fazer a alegria da 3ª idade no FORRÓ DO IDOSO aos domingos em Tarauacá e pediu que o Secretário João Maciel viabilizasse a ida destes músicos também as comunidade que solicitam de lazer e uma alegria a mais para os nossos irmãos idosos que vivem na zona rural.


No que diz respeito ao transporte dos produtos agrícolas, o Vice-prefeito deliberou com o Secretário Raimundo Cavalcante da Conceição (De Brito) que reúna com as comunidades para verificar a melhor forma de atender às demandas no eixo do transporte para a escoação dos referidos produtos até a cidade.

Na área da segurança, o Prefeito destacou a parceria da Prefeitura com o Comando da Polícia Militar na pessoa do Tenente-Coronel Gonzaga e irá levar mais esta demanda para o amigo da população de Tarauacá que é Gonzaga para deliberarem a melhor forma de atender as necessidades dos povos que residem às margens da BR-364.

E foi neste clima de contentamento e esperança de dias melhores que a reunião foi finalizada e coma certeza de que a Administração Municipal estará aberta e disposta à ouvir toda e qualquer reivindicação de seus munícipes.

AssecomTk-Fotos Jardy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário