segunda-feira, 21 de abril de 2014

PREFEITURA DE TARAUACÁ FESTEJA O DIA DO ÍNDIO COM FESTA NA ALDEIA CAUCHO


A Prefeitura de Tarauacá, organizou as festividades comemorativas do Dia do Índio nas comunidades indígenas pertencentes a Aldeia Caucho, Tamandaré e 18 praias no alto Rio Muru. Desde que assumiu a administração, o Prefeito Rodrigo Damasceno e o Vice Chagas Batista tem procurado dar atenção especial aos mais variados segmentos que compõem a nossa realidade cultural e não tem sido diferente com os povos indígenas. Estiveram vereadores e secretários municipais.


A boa relação da Prefeitura com os indígenas tem se refletido na prática com as ações realizadas em favor da etnia, sendo o destaque a assinatura recentemente da ordem de serviços de 109 casas para povos indígenas da comunidade igarapé do caucho, que hoje é uma das referências na região é dirigido pelo indígena Cacique Narço Kaxinawá.


O prefeito Rodrigo ressalva a receptividade de todos da aldeia, disse que não é nenhum favor o que tem sido realizado em prol das comunidades indígenas. “É um dever do município atender seus munícipes e proporcionar, dentro das condições possíveis o bem estar e as realizações que garantam melhor qualidade de vida, estamos aqui para anunciar que breve estaremos realizando projetos escolinhas de futebol nas comunidades indígenas e o monitor quem vai escolher vão ser  vocês das aldeias, ,oportunizando cada vez mais esse jovens a carinho pelo esporte", disse


Para o vice- prefeito Chagas Batista, a data merece uma reflexão sobre a representatividade da cultura indígena da aldeia Caucho. "As aldeias são hoje referência. Nelas, os costumes e hábitos desse povo são preservados. Hoje é um momento de simbologia a prefeitura indo até as aldeias indígenas , permite um resgate da história desse povo. Existem razões para comemorarmos a data. O povo indígena está inserido em nossa administração e as políticas públicas são voltadas para eles de uma forma especial", enfatiza Batista.


Já Narço , cacique dos povos Kaxinawá, destacou que é costumeiro nesta data os índios fazerem comemorações resgatando suas tradições culturais com o objetivo de mostrar às novas gerações suas manifestações como forma de garantir a continuidade do legado cultural dentro da comunidade. “Nós estamos ensinando aos nossos alunos de ensino fundamental e ensino médio, a nossa história, os nossos valores, a nossa tradição. Fico feliz por olhar para bandeira no nosso município e ter símbolo indígena e gratificante", assegurou o cacique.





                            

                            









Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário