quarta-feira, 16 de abril de 2014

SECRETARIA DE SAÚDE REALIZA CAPACITAÇÃO E ENTREGA UNIFORMES PARA OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE


Os agentes que assumiram os cargos no concurso simplificado da Secretaria Municipal de Saúde, participaram nos dias 14,15 e 16 de Abril, na Escola Estadual João Ribeiro, de uma capacitação para adquirir conhecimento das atribuições do cargo. Atualmente em Tarauacá, 35 agentes comunitários de saúde fazem este trabalho, lotados na zona rural e urbana do município.

O encontro teve início com uma capacitação específica para a equipe de Agentes Comunitários de Saúde. O enfermeiro Mauro, explanou alguns temas, como a alimentação na infância, doenças crônicas como diabetes e hipertensão, saúde bucal, vacinas, entre outros.. Mauro relatou sobre a importância do “Teste do Pezinho”, para promover o diagnóstico precoce de doenças congênitas. 


Ao fim da capacitação o prefeito, em exercício, Chagas Batista, distribuiu para cada um dos agentes, um kit contendo duas camisetas de uniforme, uma bolsa com prancheta e pasta, além de materiais para anotações. O prefeito destacou que é importante o agente comunitário de saúde ser o elo entre a comunidade e a unidade de saúde.


Em seguida, o coordenador de políticas da Saúde, Elizeu Sombra, realizou uma breve explanação sobre as conquistas da Atenção Básica no município durante o ano anterior. Ainda foi relatada pelo coordenador, a existência de cursos de capacitações, assim  como realizar orientações de prevenção aos moradores, os programas de saúde, os sistemas de informação, entre outros.


O agente comunitário de saúde, Roberto Andrade que vai atuar na comunidade Pacudir, no rio Tarauacá, mostrou-se muito contente com a entrega do Kit e revelou que a expectativa para o ano é de aumento nas estatísticas na produção do setor. “Estou muito feliz por compartilhar esse momento com vocês. Temos um respeito muito grande por este vetor, que creio, será de grande importância para a melhoria na saúde da população Tarauacaense. Recebemos um incentivo para aplicar na atenção básica, e com a austeridade na aplicação destes recursos, vamos melhorar ainda mais o desempenho do setor”, declarou.









Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário