domingo, 17 de agosto de 2014

PREFEITURA E SENAC PROMOVEM DIA DE ATENÇÃO Á SAÚDE E BELEZA DO HOMEM


A Prefeitura de Tarauacá, através das Secretarias de Saúde e Promoção Social, em parceria, com o SENAC, promoveram durante todo o dia do último sábado (16) um momento de atenção á saúde e beleza do homem Tarauacaense. O objetivo primordial da ação é chamar atenção para saúde do homem, pois a cada três mortes de pessoas adultas no país, duas são do sexo masculino. 

O evento que ocorreu nas dependências na Unidade Básica de Saúde Maria da Luz, localizada no bairro da Praia, teve início às 8hs, seguindo até as 17 horas.

Na área da saúde foram realizados os serviços de: Aferição de pressão arterial, teste de glicemia e coleta de sangue para exames de sífilis, além de consultas médicas. Já na beleza, foram disponibilizados profissionais, como: cabeleireiras, manicure e pedicure, além de palestras educativas, com os métodos de como manter a pele limpa. Durante o evento, ainda teve sorteio de brindes.

Além de tratar da saúde, os homens que estão participando deste evento poderão cuidar do visual. “Teremos um salão de beleza para os homens, com corte de cabelo e outros serviços. Toda forma de cuidado é importante”, explica a coordenadora do SENAC, em Tarauacá, Marlenilda da Cunha.


Resistência 

Apresentando maior resistência ao procurar cuidados de saúde e realizar preventivos, os homens vivem em média 7 anos menos do que as mulheres e têm mais doenças do coração, câncer, colesterol, pressão arterial e maior tendência a obesidade. Além da utilização em maior quantidade de bebidas alcoólicas e outras drogas.


Sendo assim, o prefeito e médico Rodrigo Damasceno participou do evento, realizando consultas médicas, disse que o órgão busca conscientizar a população masculina Tarauacaense, principalmente, na faixa etária entre 20 e 59 anos a procurarem o serviço de saúde ao menos uma vez por ano, ressaltando que já a partir dos 35 anos, deve se iniciar uma rotina bem maior, que vai além da ida ao urologista, a realização de exames de acompanhamento da saúde como o hemograma completo, lipidograma completo, exame de urina (EAS) e ultrassonografia de vias urinárias.


Rodrigo Damasceno observa, ainda, que por  mais clichê que pareça, a prevenção faz todo sentido quando o assunto é saúde. Esse cuidado também se aplica no caso dos homens, e é preciso encontrar tempo entre um compromisso e outro para ir ao serviço de saúde.


“Mas quando se trata de prevenção, não basta somente ir à unidade de saúde, tem que haver mudanças de hábitos. Sendo assim, evitar cigarro e álcool em excesso, alimentar-se de forma saudável e programar um tempo para as atividades físicas, também fazem parte de uma atitude preventiva”, aconselha a o prefeito e médico Rodrigo Damasceno. 






Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário