O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) de Tarauacá realizou na tarde da última sexta-feira (12) uma caminhada de conscientização contra a exploração do trabalho de crianças e adolescentes.
A passeata saiu da Avenida Antônio Frota, próximo a prefeitura municipal, e percorreu as principais ruas do bairro da Praia. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de erradicar o trabalho infantil.
Segundo a diretora da instituição, Rosa Rocha, o foco da caminhada é resgatar as crianças que estão fora da escola para trabalhar. A evasão escolar, segundo a diretora, pode retirar oportunidade do futuro das crianças e dos jovens. O trabalho infantil é combatido com ações pedagógicas e de inclusão social.
Mesma opinião teve o prefeito Rodrigo Damasceno. Ele explicou que a ação buscou dar visibilidade aos projetos sociais que trabalham combatendo essa prática criminosa. “Um dos nossos objetivos foi conscientizar à população sobre a importância de combater o trabalho infantil, para que ele seja totalmente erradicado”, complementou.
"É preciso sensibilizar a sociedade de que crianças e adolescentes têm direitos e deveres. É um desafio, mas precisamos trabalhar em ações conjuntas. O lugar de criança não é trabalhando, o caminho para elas sempre será a educação, saúde e lazer", concluiu o prefeito Rodrigo Damasceno.
Para o secretário municipal de Promoção Social, Antônio Araújo “Príncipe” a iniciativa é importante para promover os projetos da rede de atenção voltada para esse público, bem como envolver toda a sociedade. “O Município executa as políticas de proteção às crianças e aos adolescentes, mas é imprescindível a participação da comunidade para a erradicação do trabalho infantil”, esclareceu o secretário.
Compareceram à caminhada o presidente da Câmara, Manoel Monteiro, o vereador, Degilson Nascimento, o procurador do município, Dr. Oscar Soares, o padre Sebastião, a coordenadora do conselho de proteção da Criança e do Adolescente, Rosa Oliveira, o Cabo do bombeiro M. Silva com os alunos do Bombeiro Mirins,além da equipe da Secretaria de Promoção Social.
Assecom Tarauacá
Nenhum comentário:
Postar um comentário