terça-feira, 4 de novembro de 2014

PREFEITO RODRIGO DAMASCENO PARTICIPA DO XIII FESTIVAL YAWA, REGADO DE CULTURAS E TRADIÇÕES, NA ALDEIA NOVA ESPERANÇA

 Foto: Jardy Lopes / Assecom Tk
Festival Yawa é realizado na Aldeia Nova Esperança há 13 anos

Culturas e tradições do povo Yawanawá são tema do Festival Yawa. Há 13 anos, o festival é realizado na Aldeia Nova Esperança, às margens do Rio Gregório, afluente do Rio Juruá, na Terra Indígena do Rio Gregório. Coordenada pela Cooperativa Yawanawá (Coopyawa), com o apoio da Prefeitura de Tarauacá, a festa reúne desde o dia 25 de outubro, o povo Yawanawá, e segue até o dia 30.

 Foto: Jardy Lopes / Assecom Tk

O evento faz parte do projeto de 'etnoturismo da comunidade' e recebe o apoio da Secretaria de Turismo e Lazer do Estado na promoção da rota Caminho das Aldeias, da Prefeitura de Tarauacá, através da Secretaria de Esporte, Cultura e Turismo e da Biodiversidade. Para receber os povos que vivem nas outras sete aldeias da Terra Indígena, o Festival reduziu o número de acesso dos visitantes.
Há 13 anos realizado na Aldeia Nova Esperança o festival reúne toda a população Yawanawá.


Ao todo, são 985 indígenas da etnia Yawanawá (438 somente da Aldeia Nova Esperança) irão celebrar a vida e o resgate de sua cultura, na qual se incluem a oralidade, os cantos, as danças, a espiritualidade, as brincadeiras, a culinária e o belo artesanato. "Será um grande momento de encontro do nosso povo, é esse o grande objetivo do festival este ano", explica o coordenador-geral, Biraci Brasil Júnior. Para os visitantes, o momento será de aprendizado e de vivência do cotidiano desse povo. 



De acordo com o prefeito Rodrigo Damasceno que esteve acompanhado do secretário de cultura, esporte e turismo, João Maciel, este é um evento que confirma a presença do índio e a integração com o homem branco. “O Festival Yawa é uma oportunidade de congraçamento com os povos indígenas, além de promover a discussão de questões que envolvem o tema. A forma como eles vivem em suas comunidades também nos ensina muito sobre o respeito ao outro e ao meio ambiente”.



A secretaria investiu em infraestrutura e apoio logístico em outros festivais semelhantes ocorridos ao longo do ano, como o Mariri (Yawanawa), o Xinã Bena (Kaxinawá) e a Copa das Árvores. "É um produto que dá grande visibilidade ao Acre, porque é muito rico cultural e socialmente. Muitas pessoas têm interesse em conhecer melhor esse aspecto da nossa cultura. Nosso papel é oferecer subsídio para que as comunidades indígenas possam receber bem esses turistas", explica o coordenador do setor de turismo básico em Terras Indígenas, Francismar Costa, o 'Maim'.


Muitas origens, um só destino



O maior número de turistas provém da Região Sudeste do país, especialmente, do estado de São Paulo. Do exterior virão turistas dos Estados Unidos, França, Inglaterra e outros países da Europa. A preocupação dos Yawanawás com a segurança geral da festa e dos visitantes passa não só pelo número de pessoas que estarão na Aldeia Nova Esperança nos seis dias de festa, mas também sobre quem são e o que fazem essas pessoas. 


Público de vários países participaram dos 5 dias de festival. Foto: Jardy Lopes/ Assecom Tk
Para chegar até lá, é preciso mais que paciência para enfrentar 8 horas de barco percorrendo o Rio Gregório, talvez com pernoite em alguma margem do rio para breve descanso.


Os interessados em conhecer as peculiaridades e a história desse povo, precisaram preencher uma ficha com detalhes da vida pessoal e profissional, além de assinar um termo de responsabilidade em que se compromete a aceitar as regras de estadia, de comportamento e de boa convivência.


O documento especifica data de entrada e de saída. Ninguém pode permanecer no local, mesmo que queira. "E muitos querem, mas não podem. É determinação legal. Cumprimos todos os requisitos para manter o evento com alto nível de segurança para garantir o bem-estar dessas mais de 1,2 mil pessoas que estarão reunidas no festival", lembra Shaneihu Yawanawa.








Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário