quinta-feira, 27 de novembro de 2014

SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DIVULGA AÇÕES DO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA AIDS

                        

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do Programa de DSTs/Aids, Sífilis e Hepatites Virais vai realizar na sexta-feira, 28, dia que antecede o dia Mundial de Luta contra AIDS, uma programação especial ao dia celebrado em 1° de Dezembro, em diversos países ao redor do mundo. A campanha no município conta com parcerias públicas e privadas como a Secretaria Estadual de Saúde, além do movimento de pessoas vivendo com HIV/Aids.

Segundo Karife Eleamem, coordenador do Programa de DSTs/Aids, Sífilis e Hepatites Virais da SMS, o Dia Mundial de Luta contra a Aids é uma data onde todos devem unir forças para a conscientização sobre a doença: “Hoje, as pessoas estão bem mais esclarecidas sobre a AIDS e os modos de prevenção, como o uso de preservativos e os comportamentos considerados de risco. A SMS realiza sempre ações itinerantes de conscientização, pois esse é um trabalho permanente e esse período serve justamente para reforçar o que já vem sendo feito”, explica o coordenador.

O dia 1º de dezembro foi instituído em 1987 pela Assembleia Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Luta contra Aids , com o apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/AIDS.

Teste rápido 

Uma das ações permanentes da SMS é a capacitação periódica dos profissionais de unidade de saúde para acolher pessoas com Aids. Nas capacitações, os servidores aprendem a atender, acolher e aconselhar pessoas que chegam para fazer o teste rápido de DST/Aids nas unidades de saúde da capital.

Os treinamentos são direcionados aos profissionais que atuam na rede de atenção básica municipal, de modo que todos eles possam realizar o teste rápido de HIV/Sífilis e Hepatites B e C, descentralizando e ampliando a testagem para os usuários. Durante a campanha, as unidades de saúde também vão realizar palestras em sala de espera com temas alusivos ao dia.

Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário