quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

GOVERNO FEDERAL RECONHECE ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA EM TARAUACÁ

       

A Defesa Civil Nacional reconheceu o decreto de calamidade pública da prefeitura de Tarauacá assinado há duas semanas pelo prefeito do Município, Rodrigo Damasceno, por causa da cheia do rio Tarauacá que inundou 70% da cidade e gerou prejuízos na casa dos R$15 milhões. A publicação com o reconhecimento do estado de calamidade consta no Diário Oficial da União.

Há pouco mais de três semanas, o município de Tarauacá enfrentou sua maior cheia. Mais de 6 mil pessoas foram atingidas e centenas de famílias ficaram desabrigadas.

Após a enchente, além da preocupação com a recuperação das ruas, há também o perigo iminente de desmoronamento de várias casas às margens do Tarauacá.

Ao decretar estado de calamidade pública, as ações de socorro e a liberação de verbas, após o aval do ministério, são agilizadas. Os recursos são transferidos por meio do Cartão de Pagamento de Defesa Civil, uma ferramenta utilizada para dar mais rapidez às respostas do governo federal.

O Rio Tarauacá chegou a marca histórica de 12,04 metros na terça-feira (18), ultrapassando em mais de 2 metros a marca recorde de 1995. A Defesa Civil Estadual registrou 89 famílias fora de suas casas na região praiana e nas outras localidades banhadas pela bacia do Rio, que enfrentam situação de emergência.Para atender emergencialmente as vítimas das enchentes, o Governo do Estado, Prefeitura de Feijó, juntamente com parlamentares amigos de Tarauacá, já mandaram para o município mais de 1 tonelada em donativos, medicamentos e insumos – após as chuvas, para atender a mais de 15 mil pessoas atingidas total ou parcialmente.

Equipes da Prefeitura de Tarauacá e do Governo do Estado e cidade vizinha estiveram de prontidão durante as enchentes, com embarcações e caminhões para socorrer os desabrigados.
O município de Tarauacá possui 9 (nove) bairros, em sua região urbana, sendo que 7 (sete) desses bairros (Ipepaconha, Cohab, Centro, Triângulo, Senador Pompeu - Praia, Avelino Leal - Bairro Novo, e Corcovado) fora atingidos total ou parcialmente. Uma estimativa de 70% do município afetado pelo desastre.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário