terça-feira, 2 de dezembro de 2014

S.O.S. TARAUACÁ: CAMPANHA DO VALE DO JURUÁ ENTREGA DE DONATIVOS PARA VÍTIMAS DAS ENCHENTES

Movimento intitulado 'Juruá Solidário', chega a Tarauacá e doa cerca de 10 toneladas em donativos para vítimas atingidas pela enchente do Rio Tarauacá e Murú.

Igrejas, escolas, instituições públicas e privadas estiveram envolvidas na ação humanitária.

Cheia em Tarauacá atinge mais de 5,3 mil famílias.



A coordenação da Campanha 'Juruá Solidário' realizou não mediu esforços para desempenhar uma ação humanitária de valor inestimável.

Esta é a terceira vez que a Campanha Juruá Solidário é realizada na região.

A enchente no município, considerada a pior da história de Tarauacá, atingiu mais de 5,3 mil famílias no total. Dessas, 89 foram levadas para abrigos públicos, contabilizando 540 pessoas. O coordenador da campanha Valdemir Neto enfatizou que foi necessário o envolvimento de todas as instituições na ação.

Nossa ideia é envolver todas as igrejas, escolas, instituições governamentais e não governamentais, e todas as pessoas que queiram colaborar, principalmente, com alimentos”, destacou o coordenador.

Na reunião realizada para definir metas para a campanha, o articulador do governo do estado na região, Itamar de Sá, falou que todas as instituições de governo estariam envolvidas na campanha.

O governador já acertou que tipo de ajuda será dada pelo governo do estado através da institucionalidade, agora nós estamos, enquanto equipe de governo, também nos integrando a esse movimento Juruá Solidário, que já atuou na cheia em Rio Branco e no Rio Liberdade. Todas as instituições de governo terão uma participação ativa e espero que toda sociedade também”, disse.

A equipe da Defesa Civil do município de Tarauacá, recebeu, no último sábado (29), ao menos 10 toneladas de donativos arrecadados pela campanha. Alimentos, roupas, material de limpeza e de higiene pessoal serão entregues paras as vítimas da cheia do rio Tarauacá, que atingiu 80% da cidade.


Os donativos foram recolhidos em secretarias de serviço público, escolas e igrejas dos municípios de Cruzeiro do Sul, , Mâncio Lima e Rodrigues Alves, vizinhos da cidade de Tarauacá.

"É um movimento solidário que não tem pai e nem mãe. Quando iniciamos, não tínhamos noção do sucesso que seria, mas as pessoas têm sido muito solidárias com os nossos irmãos de Tarauacá. Apenas nesta primeira etapa, já arrecadamos 10 toneladas", explica a funcionária pública, Rosa Maria, uma das coordenadoras da campanha.


O prefeito em exercício, Chagas Batista, diz que todo estado tem sido solidários com as mais de cinco mil famílias afetadas pela cheia.

"Desde os primeiros dias de dificuldades, a solidariedade começou chegar e agora vem o pessoa do Vale do Juruá com este gesto grandioso, mostrando que estão sentindo o sofrimento dos moradores de Tarauacá, estamos felizes e agradecidos", diz.


Segundo o vice-prefeito, a enchente causou diversos estragos e comprometeu a parte estrutural da cidade, que decretou situação de calamidade pública em 18 novembro.

"Estamos com alguns trabalhos paliativos para manter a trafegabilidade das ruas, mas ficamos com 80% da cidade inundada e essa parte toda está danificada. A cidade fica em uma área baixa com sérios problemas sanitários e estamos com muitos casos de doença também. a situação de calamidade decretada pode agilizar a liberação de recursos através do Governo Federal", conclui Batista.





Fonte da informação: http://acciolytk.blogspot.com.br/2014/12/tarauaca-vitimas-da-cheia-recebem-10.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário