segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

AULA INAUGURAL MARCA CHEGADA DO PARFOR EM TARAUACÁ


A prefeitura de Tarauacá, em parceria, com a Universidade Federal do Acre, realizou na tarde da última sexta-feira, 09 a aula inaugural do curso de Pedagogia pelo Parfor no município, que, pela primeira vez, será polo de cinco turmas do Parfor UFAC, com 227 alunos. O evento contou com a participação do prefeito, em exercício, Chagas Batista, da coordenadora do campus de Tarauacá, Leila Oliveira, do coordenador geral do Parfor, professor e doutor Marck Clarck Assen, da vice- reitora da universidade federal do Acre, Guida Aquino, da pró- reitora de assuntos estudantis, Aline Nicoly, do presidente da câmara de vereadores, Ezi Aragão, equipe gestora da secretaria municipal de Educação, além  de autoridades locais.


A aula magna ocorreu na quadra da escola municipal José Augusto de Araújo e reuniu os alunos das cinco turmas do PARFOR, sendo quatro delas beneficiando os alunos da zona rural e uma beneficiando os alunos da zona urbana.


Em meados de 2014, a administração municipal havia procurado a coordenação do Parfor em Rio Branco para solicitar a implantação de turmas para investir na qualificação dos professores e melhoria da educação básica do município. De acordo com a prefeitura, o município ainda conta com uma demanda de professores que atuam da pré-escola ao 5º ano sem formação em nível superior. “É a partir da formação de nível superior do professor que a educação pode melhorar esses índices de qualidade do ensino. A maioria da população mora no espaço rural, é essa população que nós precisamos atender”, afirmou o professor Francisco das Chagas Silva, secretário municipal de Educação.

                   

“Todos na cidade e a turma nos receberam muitíssimo bem e nos pareceu que, não só a turma, mas a cidade toda está bastante empolgada com este novo e grande desafio”, afirmou a pró- reitora de assuntos estudantis, Aline Nicoly.


Durante o evento, em seu discurso, o prefeito em exercício, Chagas Batista ressaltou a importância da abertura do curso, denominando com “Um dia Histórico na Educação de Tarauacá”. "O evento marcou uma nova etapa da formação superior no nosso município. Graças ao esforços da administração municipal, Tarauacá foi o município que conseguiu o maior número de vagas no programa de formação superior, ou seja, 227 vagas, abrangendo cinco turmas".

O chefe do executivo ressaltou também a seriedade, o compromisso e a lisura que a UFAC vem mostrando, abrindo portas para novas oportunidades, pois o estado é carente de professores neste segmento. "Espero que todos levem seu curso com seriedade e consigam concluí-lo, chegando à colação de grau", afirmou.


“Acreditamos também que a contribuição do curso vai além do processo de ensino/aprendizagem de Pedagogia, uma vez que qualquer curso em nível superior ofertado, de modo sério, em um município com poucas oportunidades, como a maioria dos municípios Acriano, dentre eles Tarauacá, torna-se acima de tudo um resgate da cidadania”, concluiu a vice- reitora da universidade federal do Acre, Guida Aquino .


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário