segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

NOS ABRIGOS OFICIAIS, FAMÍLIAS RECEBEM ACOLHIMENTO E SÃO ORIENTADOS SOBRE BOA CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO


Ao procurar os abrigos oficiais, as famílias vítimas da enchente em Tarauacá passam por um monitoramento que lhes garante acesso aos direitos e segurança. Nesta última alagação, em Tarauacá existem cinco abrigos (Creche Municipal, Escola Estadual João Ribeiro, Escola Municipal Aucilene Calixto e União do vegetal). Ao chegar a um desses locais, a família passa pelo acolhimento. Em seguida é feito o atendimento com cadastro.


O secretário de promoção social, Antônio Araújo visitou na manhã desta segunda-feira, 02, o abrigo da creche municipal Criança Feliz que esta abrigando 6 famílias, dentre elas 47 pessoas. Antônio Araújo acompanhou de perto o trabalho que vem sendo realizado pelas equipes da prefeitura de Tarauacá e pelos parceiros que apoiam o trabalho de acolhimento às famílias vítimas da alagação.


Após esses procedimentos, a família recebe naquele espaço, direito a três refeições diárias, recreação para as crianças, fraldas, mingau e outros benefícios. O acompanhamento das famílias é feito por uma equipe de 4 assistentes sociais, psicóloga, que conta com a ajuda da equipes do Centro de Referência Social - CRAS, Serviço de Fortalecimento de Vínculos, CREAS, Abrigo de Crianças e Abrigo de Idoso. 

Ainda assim, após a seqüência de monitoramento, há casos que atrapalham o serviço realizado nos abrigos. Um dos principais fatores que atrasam o trabalho é a permanência de pessoas não cadastradas. Segundo o secretário de promoção social, Antônio Araújo “Príncipe”, é preciso que haja controle na chegada das pessoas.


 O secretário sugere algumas medidas para que haja melhor convivência: as famílias devem evitar trocar de salas por conta própria; respeitar os limites de cada espaço; não exceder o volume da televisão; respeitar o horário das refeições e manter os abrigos limpos.

Antônio Araújo disse que a conversa com as famílias foi importante porque deu uma boa demonstração dos resultados do trabalho que vem sendo realizado nos abrigos.


“É muito impressionante constatarmos o trabalho que vem sendo realizado pelas nossas equipes, que vai além do institucional, mais tem muito de carinho, atenção, afeto às famílias que vivem esse momento difícil. E, ouvindo as famílias, podemos perceber que o acolhimento tem sido reconhecido e que as pessoas entendem o esforço de nossas equipes nesse acolhimento e na organização dos abrigos diante da gravidade da situação que enfrentamos”, disse Araújo.


Vale ressaltar, que na volta dessas famílias até suas residências, receberão da Prefeitura de Tarauacá uma cesta básica e um kit de limpeza.


Atividades recreativas para as crianças dos abrigos



Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário