domingo, 1 de fevereiro de 2015

PREFEITURADE TARAUACÁ MOBILIZA PODERES PÚBLICOS E SOCIEDADE CIVIL ORGANIZADA PARA AJUDAR O POVO NA CALAMIDADE PÚBLICA


No final da tarde de sábado, 31, aconteceu mais uma reunião no gabinete do prefeito para avaliação da situação da enchente e definir novas ações do Plano de Contingência e Assistência às famílias atingidas. Hoje domingo devem acontecer mais duas reuniões. São encontros rábidos, objetivos e necessários para atualização de informações e das ações. Na manhã deste domingo o nível do Rio Tarauacá chegou em 10,80m. A cota de transbordamento é de 9,5m.


MOBILIZAÇÃO - Uma grande mobilização e união de de forças através de membros dos Poderes Executivo (Secretarias Municipais e Coordenadoria de Defesa Civil)) e Legislativo (vereadores) , Governo do Estado (Polícia Militar, Bombeiros, Polícia Civil, Deracre, Depasa, Coordenação Regional de Educação e Sistema Público de Comunicação) Sociedade Civil Organizada (Sindicatos Rural, Sindicato da Educação, Entidades Filantrópicas, Maçonaria, Associações de Moradores e equipe de imprensa (Rádios, TVs e Blogs).

SITUAÇÃO DA ENCHENTE - O prefeito Rodrigo Damasceno apresentou um "Raio X" da situação do município desde o final de 2014. São exatas 35 situações de alerta em decorrência da alagação dos rios que banham o município desde novembro do ano passado.


CHUVAS - Chuvas intensas estão caindo no município e o nosso solo já está no limite da sua capacidade de absorção pois, está encharcado demais. Além disso, os igarapés estão saturados e os rios cheios.


Veja dados da chuva:

Novembro de 2014 choveu 410mm
Dezembro de 2014 - choveu 288mmk
Janeiro de 2015 - choveu 623mm
Somente na sexta feira 30 de janeiro, choveu 110mm.



Os números são alarmantes. 

Dos últimos 90 dias, mais de 1/3 passamos com o nosso rio em alerta e com ele alagado foram 20 dias. 7 dias em 2014 e 13 dias somente em janeiro de 2015.

‪‎Medição atual - 10,80M - 7hs de domingo (01.02.2015)
‎Abrigos - 12 Famílias - 92 Pessoas
‎Água Potável - Foram distribuídos - 45 mil Litros
‎Equipes Médicas - 4 Equipes Atendendo
‎Caminhões de Apoio - 5 veículos
‎Barcos - 13 e para este domingo previsão de 30


 Nos casos considerados URGÊNCIA, o prefeito e médico Rodrigo Damasceno realizou alguns atendimentos médicos nas residências das vítimas da enchente.


Rio Tarauacá segue Subindo e a Previsão é de Mais Cheia

De acordo com a Coordenadoria Municipal De Defesa Civil Comdec e o Corpo de Bombeiros a previsão é que as águas se elevem ainda mais.


"Estamos vivendo um Momento Ímpar em Nossa História, Nunca choveu tanto e alagou tanto como agora. E são nesses momentos que temos que contar em se desafiar, dar o melhor de si e o melhor de todos juntos podemos amenizar os efeitos adversos da força da Natureza. Hoje fizemos isso, reunimos todos, sociedade civil Organizada, poder público Municipal e Estadual, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Civil, além dos Comunicadores de Tarauacá. Buscamos na União de todos a força necessária para superar os Obstáculos. Estamos nos dedicando ao Máximo e desde já agradeço o empenho e dedicação de todos envolvidos nas equipes de Apoio. Contudo, graças ao esforço e dedicação que o poder público e demais órgãos e entidades parceiras vêm desenvolvendo a cada evento, e ainda, mesmo sofrendo as consequências decorridas do desastre natural que culminou com a decretação reconhecida pelo governo federal de Estado de Calamidade Pública no município, é que o povo guerreiro de Tarauacá, no Acre, se torna cada dia mais forte para encarar os desafios adversos. ", são palavras do prefeito Rodrigo Damasceno.



Telefone úteis

Atendimento de saúde
Elizeu Sombra - (068) 9994-2435

Atendimento Médico - Posto Doquita - Ao lado FUNASA ficará aberto no Sábado e Domingo - Casos que necessitem atendimento em casa, ligar.

Retirada de Família 
Bombeiros - Ligue 193

Fornecimento de Água - Pontos Fixos 

Célio - (068) 9947-8035

‪‎Posto Doquita
‎Rampa do Mercado
Beco da Garagem
‎Final da Pista
‎Açougue do Seu Bigode - Bairro das Flores
‎Encruzilhada da rua Isaura Borges e Floriano Peixoto 
‎Atras do Açougue Seu Rames
Rotatória do TRIÂNGULO

Teremos ainda equipes entregando nas casas - qualquer pedido específico - Ligue Célio - (068) 9947-8035



Neste domingo ao meio dia o prefeito Rodrigo Damasceno e o vice Chagas Batista irão fazer um pronunciamento nas rádios locais.


Colaboradores
Gilberto Coelho/Assecom
Jardy Lopes/Assecom
Carlos Santos/rrctv
Raimundo Accioly/Blog do Accioly

Nenhum comentário:

Postar um comentário