quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

SECRETÁRIO MUNICIPAL DE SAÚDE PARTICIPA DO PROGRAMA DE TABAGISMO, NA UNIDADE DE SAÚDE 24 DE ABRIL


Na manhã desta quinta-feira, 05 o secretário municipal de saúde, Carlos Tadeu, acompanhado da enfermeira Shaynna Guimarães e da coordenadora da Unidade de Saúde 24 de Abril, Camila Figueiredo participaram do programa de tabagismo em Tarauacá. O programa de combate ao fumo conta com a participação de dez pessoas, trabalhando com as ações de responsabilidade do Programa que consistem em: Ambientes Livres do Tabaco; Atividades Educativas de Sensibilização e Conscientização; Abordagem Mínima ao Fumante e Abordagem Intensiva ao Fumante.

O tabagismo é, reconhecidamente, uma doença crônica, resultante da dependência à droga nicotina, e um fator de risco para várias doenças fatais, dentre elas, câncer, asma, DPOC, infecções respiratórias e doenças cardiovasculares. Sua prevalência vem reduzindo progressivamente. O objetivo primordial deste programa implantado em Tarauacá pela atual administração municipal é reduzir o número de fumantes no município.


Segundo o secretário Carlos Tadeu, o pré-requisito básico para o paciente participar do programa é que exista o interesse próprio de parar de fumar e tenha disponibilidade de participar dos grupos de auto ajuda onde  além das orientações de como enfrentar o vício serão entregue as medicações  necessárias para o tratamento.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário