quinta-feira, 26 de março de 2015

ALDEIAS DA TERRA INDÍGENA HUMAITÁ, COMUNIDADE DO REPOUSO E PARAÍSO SÃO AS PIONEIRAS A SEREM CONTEMPLADAS COM OS SERVIÇOS DE SAÚDE E CIDADANIA DA UNIDADE MÓVEL FLUVIAL DA PREFEITURA DE TARAUACÁ


Acesso às políticas públicas, promoção da qualidade de vida e dignidade fazem parte da proposta dos atendimentos itinerantes promovidos pela a Prefeitura de Tarauacá, em parceria, com o governo do Estado, através da Unidade Móvel de Saúde Pe. Humbert Grossheim. Dessa vez, as aldeias vigilante, boa sorte, boa vista, são Vicente e novo futuro, localizadas na terra indígena Humaitá, além das comunidades Repouso e Paraíso do rio Murú foram contempladas com serviços múltiplos de saúde e cidadania.


Os atendimentos fazem parte do cronograma da Unidade Móvel Fluvial que irá percorrer o rio Murú com atendimentos de saúde e cidadania por quinze dias. A Unidade Móvel Fluvial oferece atendimento médico/odontológico, entrega de medicamentos, aplicação de flúor, vacinação, teste de glicemia, aferição de pressão arterial, cortes de cabelo, cadastramento do Bolsa Família, PCCU, planejamento familiar, além de uma grande inovação na área de odontologia, considerado um dos serviços mais bem aceitos pelos os ribeirinhos, a restauração e próteses dentária aos pacientes, sendo que este é o segundo ano consecutivo que administração municipal oferta os serviços de prótese dentária, antigamente a população só era agraciada com os serviços de extração.

1° PONTO DE ATENDIMENTO – PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA DA COMUNIDADE REPOUSO


A primeira parada da equipe na segunda-feira (23) foi na Comunidade Repouso que pela primeira vez, em sua história, recebeu um ponto de atendimento de saúde e cidadania, oferecido pela a Prefeitura de Tarauacá, para atender os moradores do local e adjacências, entre eles, destacam-se a comunidade democracia, jacuípe, itaparica, Belém e Ocidente. Em apenas um dia foram realizados mais de 400 procedimentos.


Valdemar da Silva, 68 anos, morador da Comunidade Repouso, há 50 anos, agradece o prefeito Rodrigo Damasceno e toda equipe da Unidade de Saúde, dizendo que esses atendimentos de saúde e cidadania foram enviados por Deus.




O prefeito e médico Rodrigo Damasceno, se integrou a equipe na tarde de domingo, 22 acompanhado do secretário de saúde, Carlos Tadeu, dos vereadores, Ezi Aragão, José Sidenir, Valdor do Ó e Narço Kaxinawá para fiscalizar de perto a ação e realizar diversas consultas médicas.


Durante o primeiro dia de atendimento na comunidade Repouso, o prefeito e médico Rodrigo Damasceno, acompanhado do vereador Narço Kaxinawá reuniu uma equipe de saúde, composta por médicos, enfermeiros, auxiliares, dentista e cadastrador do Bolsa Família seguiram até a Aldeia Vigilante, localizada na terra indígena Humaitá, composta por mais quatro aldeias, pertencentes da mesma tribo para cumprir mais uma missão: levar atendimentos de saúde à aqueles que vivem em um lugar de difícil acesso, sendo que esta é uma das metas do Programa “A prefeitura na Comunidade”, implantado pela a atual administração municipal. Na Aldeia Vigilante moram cerca de 120 índios da etnia Kaxinawá. O percurso até o local só é possível pelo rio Humaitá, segundo dados geográficos as comunidade fazem parte do território da cidade vizinha, Feijó.


Indígenas das cinco aldeias disseram estar satisfeitos em receber os serviços de saúde tão próximo de suas moradias. O cacique da Aldeia Vigilante, Valdecir Sérgio conta que para se deslocar até a cidade é muito difícil e às vezes quando conseguem condições não tem um atendimento da mesma forma que o oferecido na comunidade, e ainda destaca que após a consulta médica já sai com medicamento na mão. “Quero agradecer o prefeito Rodrigo e toda equipe e dizer a ele, que esses atendimentos de saúde, foram enviados na hora certa”, disse Valdecir. 


Após as consultas médicas, o prefeito Rodrigo Damasceno reuniu todas as lideranças indígenas das cinco aldeias para ouvir as demandas de cada tribo, realizando um trabalho de dialogar, levar serviços de saúde até as comunidades mais distantes e também facilitar o acesso dos pacientes na rede pública, buscando resolutividade para os problemas apresentados pela população indígena da terra do Humaitá. 


“Estamos fortalecendo uma sociedade de direitos e nossa e função é garantir que esses direitos se façam cumprir, nossa gestão quer se aproximar ainda mais da população indígena e uma ação como essa nos possibilita essa aproximação com a comunidade. Não importa as dificuldades que tenhamos que enfrentar para chegar até essas populações”, completou o prefeito.


Em seguida, o prefeito Rodrigo Damasceno acompanhado do vereador Narço Kaxinawá e do líder indígena Valdecir Sérgio percorreram quase 2 horas de voadeira no rio Humaitá para visitar as outras quatro aldeias da terra indígena do Humaitá, vendo de perto as reivindicações e necessidades de cada tribo. 


Rodrigo Damasceno foi muito bem agradecido e recepcionado pela a população indígena, que estão sendo contempladas com as novas políticas públicas da administração municipal, mudando a qualidade de vida dos indígenas.

2° PONTO DE ATENDIMENTO – COMUNIDADE PARAÍSO 


Já na terça-feira, 24 a equipe da saúde itinerante seguiu até a comunidade Paraíso, com o objetivo primordial de levar atendimento de saúde e cidadania aos moradores da região e vizinhos. Foram realizados mais de 800 procedimentos e estendido uma cobertura a todas as famílias das comunidades Ibuaçu, Porto Marques, Pacuti e Guajará. 

“É gratificante vê-los se tratando de forma correta”


Em todas suas falas, o prefeito e médico Rodrigo Damasceno destaca o objetivo das ações levadas pela a Unidade Móvel de Saúde Pe. Humbert Grossheim as comunidades ribeirinhas, com a missão primordial de levar condições de resolutividade, na qual elas  não teriam em função das adversidades e da distância para chegar até a cidade.


O principal envolvido no programa é o secretário municipal de saúde, Carlos Tadeu. Ele está presente nos atendimentos desde que a ideia foi criada, no início da gestão do prefeito Rodrigo Damasceno. “Estou aqui desde o primeiro atendimento, sei quais são as principais dificuldades dessas pessoas”, disse. 


De acordo com ele, havia casos de pessoas que passavam mais de um ano sem fazer uma visita ao médico. Os motivos eram muitos: a distância, a falta de possibilidades, o trabalho. Com o programa e a visita dos médicos às comunidades, o tratamento de saúde dessas pessoas é realizado de forma mais rápida e eficaz.

“O que mais desejamos é atender todas as comunidades rurais da forma como elas precisam” 



O QUE ELES DISSERAM


Para o presidente da câmara, Ezi Aragão que participou da ação nas comunidades Repouso e Paraíso, a principal satisfação do parlamentar é saber que a administração municipal está encurtando o acesso da população da zona rural que moram em lugares de difícil acesso, para que tenham esse atendimento de saúde, melhorando cada dia mais a qualidade de vida da população.



O líder do governo na câmara municipal, José Sidenir também participou ativamente da ação itinerante de saúde nas comunidades do alto rio Tarauacá, e aqui no rio Murú não está sendo diferente. “É uma maneira de estarmos junto às comunidades levando ações básicas de saúde, educação e cidadania, além de fiscalizar e ouvir as demandas de cada comunidade”, reforçou Sidenir. 


O vereador Narço kaxinawá destaca a grande importância dos serviços de saúde e cidadania prestados as comunidades indígenas. “É uma maneira de estarmos junto às comunidades indígenas levando ações básicas á saúde, educação e na parte social”, finalizou o vereador. 



“Só em ver e presenciar de perto a satisfação das crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos nessas ações, me deixam feliz e contente, pois somos sabedores das dificuldades dessas pessoas se dirigirem até a cidade para procurar atendimentos em diversas áreas”, disse o vereador Valdor do Ó. 

Nesta quarta-feira, 25, a equipe da Unidade Móvel de Saúde, composta por 42 profissionais está realizando atendimentos na comunidade Niterói, com previsão de mais de 300 procedimentos, abrangendo também os moradores do Colombo.


Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário