COMUNIDADE LAGO NOVO
Por volta de 8h da manhã de sábado, 28 a equipe da Secretaria Municipal de Saúde chega até a comunidade Lago Novo e adjacências, tais como, a comunidade Ouro Preto e Belo Monte, com o objetivo de proporcionar pela a segunda vez na história dos ribeirinhos do Murú um atendimento qualificado de Saúde e Cidadania com uma estrutura diferenciada e com qualidade à população.
O presidente da câmara, Ezi Aragão representou o prefeito Rodrigo Damasceno na ação itinerante na comunidade Lago Novo. Ezi Aragão estava acompanhado do vereador Valdor do Ó.
“É um novo tempo, e nós agradecemos por esse serviço ter chegado até aqui pela segunda vez. Nosso desejo é que essa parceria possa ter continuidade”, frisou o presidente da câmara, Ezi Aragão.
Para o Sr. Mozinha morador da regional do Lago Novo a presença da equipe do Saúde Itinerante no Lago Novo é muito importante.
Já no domingo, 29 a embarcação transportando toda a equipe, percorreram o rio Murú, com destino a Comunidade Vitória Nova e as comunidades vizinhas Capela, Igarapé Ouro Preto e parte da Lancha.
O prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista se reintegraram a equipe de saúde prestados na comunidade Vitória Nova, uma vez que o Itinerante superou as metas.
“A demanda do serviço é muito grande, uma vez que os moradores dessas comunidades nem sempre podem se deslocar até um posto de saúde ou hospital em busca de atendimento médico. Levar o serviço de saúde às regiões de difícil acesso pode ser o diferencial na vida dessas pessoas”, avalia de forma positiva o atendimento nas comunidades rurais, o vice Chagas Batista.
O vereador Valdor do Ó acompanha os atendimentos nas comunidades ribeirinhas e disse que sempre defendeu na Câmara mais ações para Saúde pública, elogiou a iniciativa e parabenizou a prefeitura pelos bons resultados. Valdor pediu ao prefeito que as ações fossem ininterruptas, pois o trabalho é uma demonstração da preocupação do executivo com a realização de atividades assistencial a zona rural.
A família da Maria da Silva de Souza é uma das que integram a comunidade Vitória Nova. “ Essa é uma vitória para gente porque a família já vem toda de uma vez e consegue fazer tudo sem precisar ir até a cidade, muitas vezes, não temos condições de ir e levar todo mundo”, conta a moradora da comunidade vizinha, Lancha, há mais de 8 anos
COMUNIDADE SEMEADA
Durante a segunda-feira, 30 quem
recebeu os benefícios da Unidade Móvel Fluvial de Saúde foi os moradores da
Comunidade Semeada e regiões vizinhas como Cardoso, São Pedro e volta da
Cajazeira. O atendimento ocorreu na Escola Stefania Pergentino Martins, durante
todo o dia.
Os profissionais da saúde não
veem motivos para abandonar o barco. “Nós vemos o quanto a população precisa e
não há como ser indiferente a isso. Se a gente não vem, eles não recebem a
atenção que merecem”, afirma o clínico-geral Aurélio.
De acordo com a líder comunitária, Jóia, era um sonho dos moradores. “É tão difícil pra gente se deslocar daqui pra Tarauacá pra se consultar e hoje o atendimento está na porta da nossa casa, quero agradecer o prefeito Rodrigo Damasceno e toda sua equipe”.
Maria Luzivaneide levou o filho
para receber atendimento médico e conta sobre a satisfação com os serviços. “É
uma ação importante porque aqui a gente não tem nenhuma despesa, só de não ter
que pagar uma passagem até a cidade, já facilita a nossa vida, dá para vir a pé
ou de canoa e ser atendido, e ainda recebemos o remédio na hora e de graça”,
frisou
"O objetivo é oferecer atendimentos às comunidades mais distantes e ampliar a cobertura de saúde, levando ainda mais dignidade à população ribeirinha", destacou o prefeito e médico Rodrigo Damasceno.
Levar a equipe de saúde à comunidade rural é uma forma de aproximar o governo das comunidades mais distantes. “Estamos trabalhando diariamente para proporcionar melhores condições de vida para o povo, seja na área urbana como principalmente na área rural do nosso município", concluiu o prefeito.
Quem também esteve presente durante a ação na comunidade Semeada, foi o líder do governo municipal, vereador José Sidenir. "A Unidade hospitalar percorrendo os rios do nosso município facilita a vida do morador que precisa dos serviços e muitas vezes não pode ir até a cidade. Agora o atendimento vem até o morador, está presente também o nosso prefeito Rodrigo Damasceno sem medir esforços, e melhorar a qualidade de vida de nossas comunidades ribeirinhas, principalmente na área da saúde, fazendo atendimento médico durante todo o dia, para os moradores aqui da região".
Nesta terça-feira, 31 o prefeito Rodrigo Damasceno partirá com destino à comunidade Conceição que recebera os atendimentos, para acompanhar a ação in loco, realizar consultas médicas e ouvir populares.
Assecom Tarauacá
Nenhum comentário:
Postar um comentário