sexta-feira, 3 de abril de 2015

UNIDADE MÓVEL DE SAÚDE PE. HUMBERT REALIZA MAIS DE 20 MIL PROCEDIMENTOS DE SAÚDE E CIDADANIA NAS COMUNIDADES DO RIO MURÚ


Equipe de profissionais de saúde levaram serviços médicos e cidadania à população que vive em locais de difícil acesso


Qualidade de vida e mais dignidade humana fazem parte da proposta dos atendimentos itinerantes promovidos pela a Prefeitura de Tarauacá e governo do Estado. No segundo ano consecutivo, as comunidades do rio Murú foram contempladas com serviços múltiplos de saúde e cidadania.


Os atendimentos fazem parte do cronograma da Unidade Móvel Fluvial de Saúde Pe. Humbert que percorreu o rio Murú com saída no dia 19 de março e chegada nesta quinta-feira, 02. A Unidade Móvel Fluvial leva atendimento médico/odontológico, cabeleireiro, cadastramento do Bolsa Família, além de uma grande inovação na área de odontologia, considerado um dos serviços mais bem aceitos pelos os ribeirinhos, a restauração e próteses dentária às famílias que vivem nas margens do rio Tarauacá e Murú em áreas de difícil acesso.



O principal envolvido nos atendimentos da Unidade Móvel de Saúde Pe. Humbert Grossheim, foi o prefeito e médico Rodrigo Damasceno que acompanhou os serviços prestados em todas as comunidade beneficiadas, ressaltando que é de suma importância que a prefeitura ofereça serviços na própria comunidade. De outra forma, acredita dificilmente as pessoas teriam acesso a eles. “É um conjunto de ações que leva saúde e a gente fica feliz em saber que está tendo uma resposta da população, porque a comunidade aqui do rio Murú compareceu de forma maciça e isso é muito bom”, destacou.


Além de atendimento, eles levam medicamentos e estrutura de assistência social que são realizados nas comunidades. O barco é totalmente equipado com uma estrutura hospitalar para garantir o melhor serviço de atendimento à população. Durante os quinze dias de atendimentos nas comunidades ribeirinhas do Murú foram realizados mais de 20 mil procedimentos.

COMUNIDADE CONCEIÇÃO


Na terça-feira, 31, a equipe chegou à comunidade Conceição, com grande presença da comunidade e adjacências, superando a expectativa do Saúde Itinerante.


A ação, que teve início às 8h, foi acompanhada pelo prefeito Rodrigo Damasceno, vereadores José Sidenir, Valdor do Ó e Manoel Monteiro, além das lideranças comunitárias da região.


O vereador Manoel Monteiro, ressaltou que muito tem sido feito pela saúde em Tarauacá; “Com o apoio do nosso prefeito, Rodrigo Damasceno, que vem buscando desenvolver um bom trabalho pela saúde, levando a saúde à toda população, desde a zona urbana até a zona rural. O programa Ação de Saúde e Cidadania é um projeto muito bom, pois leva vários atendimentos importantes a população”, disse Manoel.


COMUNIDADE ITAMARATY


Na manhã de quarta-feira, 01, a equipe realizou o penúltimo atendimento de saúde e cidadania, na comunidade do Itamaraty, aproximadamente 1h da cidade de Tarauacá. O atendimento também foi beneficiado aos moradores do Transual e circunvizinhas.


Quem também ficou satisfeito com a ida da Unidade Fluvial de Saúde à sua comunidade, foi a Srª. Francisca Pereira, 62 anos, moradora da regional do Itamaraty, há mais de 20 anos. Ela quando ficou sabendo, através do rádio que a ação estaria em sua comunidade no dia primeiro de abril, saiu de casa ainda pela madrugada e andou a pé mais de 2 horas, até chegar à beira do rio, aonde iriam acontecer os atendimentos. "Foi bem cansativo chegar até aqui, mais bem gratificante porque não precisamos gastar pra ir até a cidade, fui muito bem atendida e já estou com todos os medicamentos receitados em mão e estou muito satisfeita”.


De acordo com o secretário municipal de saúde, Carlos Tadeu a determinação do prefeito Rodrigo Damasceno é intensificar as ações em saúde na zona rural.

                      

Carlos Tadeu assegura que toda a logística com insumos para os atendimentos médicos e odontológicos foi disponibilizada para atender o maior número possível de pessoas, sejam crianças, jovens e adultos. “Trabalhamos com uma equipe de profissionais que gosta de fazer e temos uma equipe de apoio que nos auxilia em todas as ações, por isso os atendimentos no interior do município alcançam o êxito dentro do programado”, ressaltou Carlos.

COMUNIDADE CAUCHO


De acordo, com o cronograma da Ação Itinerante de Saúde, foi finalizado o percurso da Unidade Móvel Fluvial, durante todo o dia desta quinta-feira,02 na Comunidade Caucho, pela a segunda vez na história dos moradores, com realização de milhares de procedimentos de saúde e cidadania aos povos indígenas da etnia Kaxinawá.

O prefeito Rodrigo Damasceno, acompanhado do vice Chagas Batista, secretário de saúde, Carlos Tadeu e vereador Narço Kaxinawá estiveram presentes na ação de saúde na comunidade do Caucho. Após a ação, o prefeito e o vice reuniram com as lideranças indígenas para ouvir as demandas relacionadas á comunidade.

               

Foram realizadas consultas nas áreas de clínica geral, PCCU, extração e restauração dentária,além de aferição de pressão, controle da diabetes, entrega de medicamentos, prótese dentária, vacinação e  palestras educativas. “A saúde é a prioridade de nossa comunidade. Vem em primeiro lugar e gostei bastante do atendimento. Precisamos manter desta forma”, afirmou o vereador e liderança do Caucho, Narço Kaxinawá.



“Para a gente ir até a cidade é muito difícil e às vezes quando vamos não temos um atendimento como esse. Aqui a gente se consulta e ainda sai com os remédios na mão”, concluiu o professor e tesoureiro da Associação do Caucho, Valmar de Araújo.


Para o vice-prefeito, Chagas Batista que participou da ação na comunidade indígena Caucho, a principal satisfação do parlamentar é saber que a administração municipal está encurtando o acesso da população da zona rural que moram em lugares de difícil acesso, para que tenham esse atendimento de saúde, melhorando cada dia mais a qualidade de vida da população.



"Teve ano passado pela a primeira vez e este ano está sendo bem melhor, estamos tendo uma administração itinerante aqui no Caucho e todos ficam bastante satisfeitos com os serviços, utilizados de maneira expressiva e eficiente", explicou o cacique da aldeia, Antônio Kaxinawá. 



 Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário