sexta-feira, 15 de maio de 2015

PREFEITURA DE TARAUACÁ, EM PARCERIA, COM O PROGRAMA NACIONAL DE DOCUMENTAÇÃO PROMOVEM AÇÃO DE SAÚDE E CIDADANIA NA COMUNIDADE TRIÂNGULO


A Prefeitura de Tarauacá, em parceria, com o Programa Nacional de Documentação promoveram na última quinta e sexta-feira, 14 e 15, uma Ação de Saúde e Cidadania na comunidade Triângulo. A programação, coordenada pela Secretaria Municipal de Promoção Social e Saúde disponibilizaram à população os serviços nas áreas de assistência social, documentação e beleza. O local escolhido para as atividades de cidadania e beleza foi no prédio do Centro de Referência à Assistente Social - CRAS, já os serviços de saúde, foram realizados na Unidade de Saúde, Maria Hespanhol.


Estiveram presentes no evento, além do prefeito Rodrigo Damasceno, o vice-prefeito, Chagas Batista, o secretário de promoção social, Antônio da Silva Araújo “Príncipe”, o vereador Manoel Monteiro, secretários e autoridades municipais.


Entre os serviços oferecidos estão emissão de segunda via de carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, orientação social, cadastro na Bolsa Família, corte de cabelo e na área da Saúde foram disponibilizados consultas médicas, extração e restauração dentária, entrega de medicamentos, exames PCCU, aplicação de flúor, testes rápidos de HIV e Glicemia, aferição de pressão arterial, além de palestras educativas.


A realização das Ações de Cidadania e Saúde nos bairros é de atender a uma determinação do Prefeito Rodrigo Damasceno de ter uma Prefeitura cada vez mais próxima da população das comunidades de Tarauacá, com a implantação do programa intitulado “Ação de Saúde e Cidadania na Comunidade”, com sua primeira edição no bairro Triângulo, seguindo no próximo sábado, 16 e domingo, 17, na comunidade do bairro da Praia, na escola Rilza Maria Daniel e Unidade de Saúde, Maria da Luz.


Para a dona de casa, Maria Perla Rêgo, 24 anos, moradora do Beco da Garagem, o serviço oferecido é de grande importância para todos da comunidade. “Fui atendida pelo médico, e agora estou tirando a carteira de trabalho, sem precisar ir pra Rio Branco, já é muito bom, por isso, esta ação é muito importante para todos nós, onde muita gente é beneficiada”, disse Maria.


Para o prefeito Rodrigo Damasceno, a ação é uma forma de fortalecer a autoestima da comunidade, que sofreu com o impacto das rotineiras alagações e das chuvas rigorosas.


“Foi um acerto muito grande da prefeitura porque através das parcerias com as diversas instituições e as próprias associações de moradores a gente consegue fazer com que os serviços possam chegar com mais rapidez e praticidade a essas comunidades”, afirmou o prefeito Rodrigo Damasceno.



Ainda de acordo com Damasceno, é importante que a prefeitura ofereça serviços na própria comunidade. De outra forma, acredita, dificilmente as pessoas teriam acesso a eles. “É um conjunto de ações que leva cidadania e saúde e que a gente fica feliz em saber que está tendo uma resposta da população, porque a comunidade aqui da regional do Triângulo compareceu de forma maciça e isso é muito bom”, destacou.



Para o secretário de promoção social, Antônio Araújo, a ação cidadania é mais uma forma encontrada pela prefeitura de continuar prestando serviços à comunidade de maneira eficaz. “Estamos trazendo o serviço para mais próximo da população, com mais praticidade, objetivando promover a cidadania saudável, reduzindo as desigualdades sociais”, frisou Antônio Araújo.


“Estamos fortalecendo uma sociedade de direitos e nossa função é garantir que esses direitos se façam cumprir, nossa gestão quer se aproximar ainda mais da população e uma ação como essa nos possibilita essa aproximação com a comunidade”, completou.



Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário