quarta-feira, 13 de maio de 2015

UNIDADE FLUVIAL DE SAÚDE PE. HUMBERT GROSSHEIM CONCLUI MAIS UMA MISSÃO COM MAIS DE QUATRO MIL PROCEDIMENTOS DE SAÚDE, SOCIAL E CIDADANIA NAS COMUNIDADES DO BAIXO RIO TARAUACÁ


FORAM REALIZADOS 7 PONTOS DE ATENDIMENTOS DE SAÚDE, SOCIAL E CIDADANIA ITINERANTE


Durante sete dias uma equipe de mais de 50 profissionais da Secretaria de Saúde do Município de Tarauacá, do Governo do Estado e do Governo Federal levaram serviços de cidadania, social e saúde, desta vez, foram beneficiadas todas as comunidades ribeirinhas do Baixo Tarauacá.


1° PONTO DE ATENDIMENTO – COMUNIDADE BRISA

A comunidade Brisa fica localizada no baixo Tarauacá, especificamente no limite territorial da cidade de Tarauacá com o Estado do Amazonas, foi a primeira comunidade a ser beneficiada com as ações de saúde e cidadania realizadas pela a Prefeitura de Tarauacá, através da Unidade Móvel de Saúde.


A primeira parada da equipe na quarta-feira, dia 06 na Comunidade Brisa, para atender os moradores do local e adjacências, entre eles, destacam-se a comunidade Cujubim e Macocal. Em apenas um dia foram realizados quase centenas de atendimentos, entre consultas médicas, distribuição de medicamentos, prótese e restauração dentária, cortes de cabelos, vacinação, preventivos PCCU, e os serviços de cidadania como a emissão da carteira de identidade, além das palestras educativas promovidas pela a Secretaria Estadual da Mulher.



2° PONTO DE ATENDIMENTO – COMUNIDADE ARATI

Já na quinta-feira, 07 a equipe com mais de 50 profissionais da Unidade Móvel de Saúde, seguiram para a Comunidade Arati para prestar atendimento de saúde, social e cidadania.



“Toda a equipe que nos atende aqui é muito competente e atenciosa. Ações como essa fazem toda a diferença, porque aqui estamos ganhando saúde e tendo reconhecimento”, disse a agricultora Raimunda Nonata, acompanhada do seu esposo Floriano Peixoto, ambos moradores da comunidade Arati.



3° PONTO DE ATENDIMENTO – COMUNIDADE BELO HORIZONTE



Já nesta sexta-feira, 08 a embarcação transportando toda a equipe, percorrerá o baixo Tarauacá, com destino a Comunidade Belo Horizonte e Arati de cima, desta vez, a equipe contará com a presença do vice-prefeito, Chagas Batista que irá se integrar à equipe. 

4° PONTO DE ATENDIMENTO – COMUNIDADE PERSEVERANÇA


Sábado, 09 a equipe do saúde itinerante seguiu até a comunidade Perseverança com o objetivo primordial de levar atendimento de saúde e cidadania aos moradores da região e vizinhos. Foram realizados mais de 200 procedimentos e estendido uma cobertura a todas as famílias da comunidade ribeirinha Acaraú, Ilha da Fé e Quixadá.


Para o vice-prefeito, Chagas Batista que faz questão de participar em todas as ações de saúde, tanto na zona rural, quanto na zona urbana, a proposta da administração municipal é mostrar que a zona rural também faz parte das ações de melhorias da saúde no município. “Estamos investindo e consideramos que os projetos de saúde somente dão certo quando são permanentes e não pontuais. Por isso, a Prefeitura está trabalhando para que todos tenham o direito à saúde de qualidade”, afirmou Chagas Batista.



Segundo o secretário municipal de Saúde, Carlos Tadeu, é prioridade da administração municipal ampliar o acesso da população ribeirinha a serviços poucos oferecidos ou ainda não disponíveis na área rural. “Por isso, levaremos a Unidade Móvel Fluvial com saúde itinerante, para que as famílias possam ser atendidas com respeito e dignidade e as comunidades em geral tenham atendimento, inclusive de odontologia”.



“O povo da zona rural é um povo que necessita de um tratamento especial no que se refere ao atendimento de saúde, pelo fato da difícil locomoção até os centros urbanos para fazerem seu tratamento de saúde. O prefeito Rodrigo está de parabéns, estamos cada dia mais levando estes serviços as comunidades rurais, melhorando a qualidade de vida da população, que tanto merece”, afirmou o vereador, Valdor do ó.

5° PONTO DE ATENDIMENTO – COMUNIDADE TABÓCA


Durante o domingo, 10 a Unidade Móvel de Saúde realizou atendimento na Comunidade Taboca, abrangendo também a comunidade da Gurguéia e São Salvador. Este projeto da Unidade Móvel Fluvial de Saúde, da prefeitura de Tarauacá foi implantado na atual administração municipal, que realizou com muito sucesso atendimentos às comunidades ribeirinhas, do Alto Tarauacá, realizou também um recorde de atendimento no Rio Murú e agora, finalizando com os ribeirinhos do Baixo Tarauacá, todos estes atendimentos são utilizados como estratégia para ampliar o acesso da população à saúde pública, social e cidadania.



6° PONTO DE ATENDIMENTO – COMUNIDADE ESPERANÇA

Em cada localidade os moradores recebiam os profissionais com a certeza de ter uma resolução para seus problemas de saúde. Na segunda-feira, 11 Já no domingo, 23 a equipe chega à comunidade Esperança, com grande presença da comunidade e adjacências, superando a expectativa do Saúde Itinerante.



“A demanda do serviço é muito grande, uma vez que os moradores dessas comunidades nem sempre podem se deslocar até um posto de saúde ou hospital em busca de atendimento médico. Levar o serviço de saúde às regiões de difícil acesso pode ser o diferencial na vida dessas pessoas. O prefeito Rodrigo Damasceno, o vice Chagas Batista e toda essa equipe atuante da Unidade estão de Parabéns”, concluiu o vereador Manoel Monteiro.


7° PONTO DE ATENDIMENTO – COMUNIDADE SOCÓ

Durante sete dias uma equipe de mais de 50 profissionais da Secretaria de Saúde do Município de Tarauacá, do Governo do Estado e do Governo Federal levaram serviços de cidadania, social e saúde, desta vez, foram beneficiadas todas as comunidades ribeirinhas do Baixo Tarauacá. 




A missão se encerrou na terça-feira, 12, a equipe da Unidade Móvel de Saúde, chegou a comunidade Socó, onde foi montado o último posto de atendimento, compareceu também os moradores dos ramais e igarapés Esperança e adjacências. Vale ressaltar, os parceiros fundamentais para o sucesso de mais esta ação, o Governo do Estado, Governo Federal e a Câmara de Vereadores.



O atendimento da equipe de saúde itinerante é agendado e os moradores dos rios e igarapés são comunicados por mensagem de rádio. Os ribeirinhos sabem a diferença de receber um médico na porta de casa sem ter que se deslocar à cidade, em busca de uma consulta.



Para o vereador Marlindo Pinheiro, o Saúde Itinerante tem como objetivo “facilitar e trazer aos ribeirinhos atendimento médico, social e de cidadania”. 



O prefeito e médico Rodrigo Damasceno, explica que o principal objetivo é atender a todos os moradores das comunidades rurais, localizadas na região do baixo rio Tarauacá.



“Essa é uma das principais metas da prefeitura, em parceria com o governo do estado: fazer com que as pessoas não tenham que se deslocar para receber o que lhes é de direito: saúde e cidadania. Estamos fazendo o possível para que todos tenham a atenção necessária. Acredito que estamos obtendo sucesso em mais esta missão”, destaca Rodrigo.

ABAIXO ACISTA AO VÍDEO




GALERIA DE FOTOS









  






Assecom Tarauacá






Nenhum comentário:

Postar um comentário