As pessoas em averiguação cadastral do Programa Bolsa Família têm até sexta-feira, 26, para atualizar os dados no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). O prazo foi prorrogado por uma semana, após decisão do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Para garantir que a determinação seja comunicada aos interessados, a Secretaria de Promoção Social da Prefeitura de Tarauacá notificou todas as famílias com pendências ou inconsistência nos dados do município através de carta.
A averiguação cadastral identifica possíveis pendências nas informações registradas no CadÚnico da família, a partir do cruzamento com outras bases de dados do Governo federal, geralmente relacionadas à declaração de renda.
O secretário de Promoção Social, Antônio Araújo, alertou às famílias para que não deixem para última hora, pois, se a situação não for normalizada de acordo com as condicionalidades do programa, o pagamento do benefício será cortado: “Toda a equipe da secretaria está preparada para atender a todos que precisam de orientações sobre os dados. Sabemos que o movimento é intenso quando o prazo chega ao final, mas estaremos a semana inteira disponíveis para resolver todas as pendências”.
Como realizar a averiguação cadastral
Quem estiver em situação de averiguação cadastral do programa “Bolsa Família” deve comparecer a Secretaria de Promoção Social, ao lado da Prefeitura , centro da cidade, das 8 às 11 horas e das 14 às 17 horas. Para realizar o procedimento é necessário apresentar original e cópia dos seguintes documentos:
- Conta de luz ou telefone;
- Certidão de nascimento dos membros familiares com até 18 anos de idade;
- Declaração escolar dos membros familiares com até 18 anos de idade;
- Carteira de trabalho de todos os maiores de 18 anos de idade;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF) e Título de Eleitor de todos os maiores de 18 anos de idade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário