quinta-feira, 23 de julho de 2015

PREFEITURA DE TARAUACÁ REALIZOU I FÓRUM MUNICIPAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA


A Prefeitura de Tarauacá, através da  Secretaria Municipal de Promoção Social realizou na última quarta-feira, 22, o I Fórum dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado no auditório do CEDUP e teve como objetivo propor e deliberar ações específicas sobre  a política da pessoa com deficiência através de uma abordagem ampla e agregadora, tanto no que se refere às políticas setoriais, quanto no diálogo com outras temáticas afetas aos direitos humanos, gênero, raça, orientação sexual e ciclos de vida.


O  Prefeito, em exercício, Chagas Batista enalteceu a importância do Fórum para a construção de uma política pública que atenda a pessoa com deficiência. “A participação da sociedade na construção de políticas públicas que contribuam com a melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência, é fundamental. Precisamos estar unidos e ouvir àqueles que mais sofrem com esta ausência de ações. Estamos encarando os problemas de frente e este encontro vai servir como referencial para edificação de uma proposta que enfim se concretize”, comentou Batista.


O prefeito destacou ainda que o fórum vai  articular e integrar os vários aspectos de uma política de defesa de direitos da pessoa com deficiência, de maneira a garantir a plenitude de seus direitos. “É um evento importantíssimo, tendo em vista que este será o primeiro momento de mobilização da sociedade civil para discutir política de atendimento a pessoa com deficiência”.


O Secretário de Promoção Social, Antônio Araújo,  falou da necessidade em se discutir os direitos da pessoa com qualquer diagnóstico de deficiência. Segundo ele os desafios serão grandes, pois Tarauacá é uma cidade centenária e que cresceu desordenadamente e precisa se readequar para oferecer principalmente o direito de ir e vir dos deficientes. “Estamos trabalhando para corrigir a falta de acessibilidade, esperamos  corrigir problemas antigos como o da construção de calçadas e muros. Já estamos exigindo nos contratos de aluguéis de prédios para a secretaria se Promoção Social, a acessibilidade necessária, bem como banheiros para pessoas com deficiência”, informou Araújo.


Representando as pessoas com deficiência de Tarauacá, “Nego”, frisou que o fórum é necessário para a inclusão da pessoa com deficiência. Precisamos diagnosticar  e avaliar as políticas públicas do município voltadas para as pessoas com deficiência e ainda discutir os desafios para a se garantir os direitos dessa população. “É uma oportunidade de cobrarmos novas ações para o fortalecimento da rede de proteção à pessoa com deficiência”, argumenta Nego.


No final os participantes elegeram quatro delegados para a Conferência Estadual da Pessoa com deficiência, sendo dois representantes governamentais e dois não governamentais.





Assecom Tarauacá

Nenhum comentário:

Postar um comentário